Narrativas “a contrapelo” de crianças camponesas em meio à pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33977

Palavras-chave:

Crianças camponesas, Pandemia da Covid-19 “a contrapelo”, Contação de histórias

Resumo

O presente texto traz análises de uma investigação sobre o lugar político e criativo da infância, enquanto um movimento decolonial de luta e resistência, afirmadas nas narrativas de crianças camponesas durante a pandemia. A participação política destas crianças camponesas ocorreu através da contação de histórias em um programa transmitido ao vivo pela Rádio Camponesa FM 96,7. O diálogo teórico-analítico se efetivou por meio de obras de Catherine Walsh, Moacir Gadotti e Walter Benjamin. Nesse contexto, emerge o reconhecimento de uma pedagogia decolonial frente ao cenário brasileiro de crises econômica, política, sanitária e social em contraposição à lógica de mercado.

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Biografia do Autor

Cláudia Vianna de Melo, Universidade Federal Fluminense, Brasil

Doutora em Educação da Universidade do Rio de Janeiro (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Rio de Janeiro. E-mail: claudiavdemelo@gmail.com

Bárbara de Oliveira Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Membro do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente do Programa de Pós-Graduação da UERJ. E-mail: bog.ped@gmail.com

 

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Publicado

01.12.2020

Como Citar

Vianna de Melo, C., & de Oliveira Gonçalves, B. (2020). Narrativas “a contrapelo” de crianças camponesas em meio à pandemia da Covid-19. Linhas Crí­ticas, 26, e33977. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.33977

Edição

Seção

Dossiê: Tempo de pausa ou de crise?

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