Educação física escolar: desafios, superação e retorno às aulas presenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc28202244216

Palavras-chave:

Ensino, Educação física escolar, Covid-19

Resumo

Essa pesquisa qualitativa analisou percepções de docentes e gestores sobre o processo de continuidade do ensino da Educação Física Escolar no período de pandemia causada pelo novo coronavírus e de retorno à presencialidade. Ela foi realizada com duas escolas do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram entrevistadas as equipes diretivas e professores de Educação Física. Nas aulas remotas, foram utilizados recursos do Google for Education e atividades impressas para os alunos sem acesso à Internet. A volta à escola é acompanhada de um sentimento de felicidade, mas percebe-se que o desenvolvimento da socialização e a aptidão física dos alunos foram comprometidos com a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Doutor em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) (2016). Professor dos cursos de graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: derlijul@univates.br

Elzanira Sousa de Oliveira, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Mestre em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (2016). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: elzanira.oliveira@universo.univates.br

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, RS, Brasil

Acadêmico de Psicologia e Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade do Vale do Taquari. Integrante do projeto de pesquisa “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”. E-mail: macgregor.baumgarten@universo.univates.br

Referências

Antunes, C. (2003). Resiliência: a construção de uma nova pedagogia para uma escola pública de qualidade. Vozes.

Barros, F. C., & Vieira, D. A. de P. (2021). Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal Of Development, 7(1), 826-849. https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-0

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (1994). A investigação qualitativa em educação. Porto.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental

Caparroz, F. E., & Bracht, V. (2007). O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, 28(2), 21-37. http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/viewFile/53/61

Cunha, L. F. F. da, Silva, A. de S., & Silva, A. P. da. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, 7(3), 27-37. http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924

Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Godoi, M., Kawashima, L. B., & Gomes, L. de A. (2020). “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, 36, 86-101. https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18659

González, F. J., & Fensterseifer, P. E. (2009) Entre o “Não mais” e o “Ainda não”: Pensando saídas do não lugar da escola I. Cadernos de Formação RBCE, 1(1). http://rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/929/539

Hildebrandt-Stramann, R. (2009). Educação Física aberta às experiências: uma concepção didática em construção. Imperial Novo Milênio.

Machado, R. B., Fonseca, D. G. da F., Medeiros, F. M., & Fernandes, N. (2020). Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, 26(2601). https://doi.org/10.22456/1982-8918.106233

Mauro Vago, T. (2022). Uma polifonia da Educação Física para o dia que nascerá: sonhar mais, crer no improvável, desejar coisas bonitas que não existem e alargar fronteiras. Pensar a Prática, 25. https://doi.org/10.5216/rpp.v25.70754

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2016). Análise textual discursiva. Unijuí.

Moran, J. M., Massetto, M. T., & Behrens, M. A. (2013). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus.

Negrão, M. M. S., & Neuenfeldt, D. J. (2022). O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672

Santana, C. L. S. E, & Sales, K. M. B. (2020). Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Interfaces Científicas, 10(1), 75-92. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92

Santos, A. G. B. dos, Engers, P. B., Santos, T. de L. dos, Bellinazo, R. G., & Ilha, P. V. (2021). Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande Do Sul Durante a Pandemia da Covid-19. Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1300

Santos, B. de S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina.

Sibilia, P. (2012). Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Contraponto.

Silva, R. da S., & Silva, M. B. da S. (2022). O impacto da pandemia Covid-19 na Educação Física escolar: uma revisão integrativa da literatura. Pensar a Prática, 25, e66952. https://doi.org/10.5216/rpp.v25.66952

Terra, D. (2004). Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente: a perspectiva do planejamento coletivo do trabalho pedagógico (PCTP). Movimento, 10(1), 157-179. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2831

World Health Organization (WHO). (2020). Recomendações sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/332293/WHO-2019-nCov-IPC_Masks-2020.4-por.pdf

Downloads

Publicado

17.10.2022

Como Citar

Neuenfeldt, D. J., Oliveira, E. S. de, & Baumgarten, M. (2022). Educação física escolar: desafios, superação e retorno às aulas presenciais. Linhas Crí­ticas, 28, e44216. https://doi.org/10.26512/lc28202244216