Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis

Autores

  • Joice Araújo Esperança Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4269

Palavras-chave:

Infâncias, Consumo, Corpo, Mídia

Resumo

Neste artigo, discute-se a produção de infâncias em face da centralidade assumida pelo consumo nos processos de constituição identitária que se engendram no cenário contemporâneo. A partir das narrativas de um grupo de crian- ças, problematiza-se a produção de corpos infantis, destacando a importância da aparência, da exposição da imagem pessoal e da posse de mercadorias para as atuais configurações de infância. O estudo ancora-se nas ferramentas conceituais disponibilizadas por Zygmunt Bauman em seu exame acerca da modernidade líquida e do advento da sociedade de consumidores. As análises evidenciam a imbricação entre mídia e consumo na reinvenção dos sentidos e das experiências de infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora em Educação Ambiental pela FURG e integrande do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG).

Paula Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora do Instituto de Educação da FURG e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG).

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Trabajo, consumismo y nuevos pobres. Barcelona: Gedisa, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Vida em fragmentos: sobre a ética pós-moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Laertes, 1995.

DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel. Alguns modos de significar a infância. In: DORNELLES, Leni Vieira; BUJES, Maria Isabel (Orgs.). Educação e infância na era da informação. Porto Alegre: Mediação, 2012.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia e produção de sentidos: a adolescência em discurso. In: SILVA, Luiz Heron da (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização.Petrópolis: Vozes, 1999.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão e educação: fruir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. São Paulo: Edusc, 2001.

LARROSA, Jorge. Narrativa, identidad y desidentificación. In: LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. Barcelona: Laertes, 1996.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder: conformação da pedagogia moderna. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.

PEREIRA, Rita Marisa Ribes. Tudo ao mesmo tempo agora: considerações sobre a infância no presente. In: GONDRA, José Gonçalves (Org.). História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.

POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.

STEARNS, Peter. A infância. São Paulo: Contexto, 2006.

VEIGA-NETO, Alfredo. As idades do corpo: (material)idades, corporal(idades), ident(idades). In: AZEVEDO, Pablo Gentili (Org.). Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

Downloads

Publicado

09.05.2014

Como Citar

Esperança, J. A., & Ribeiro, P. C. (2014). Mídia e consumo nas vozes das crianças: a produção de corpos infantis. Linhas Crí­ticas, 20(41), 189–208. https://doi.org/10.26512/lc.v20i41.4269

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.