Retórica como recurso teledramatúrgico

conceitos de Platão e Aristóteles na narrativa audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202140348

Palavras-chave:

Retórica, Audiovisual, Telenovela

Resumo

Ao se optar pela análise da Retórica, aplicando os conceitos clássicos de Platão e de Aristóteles, este presente trabalho propõe uma relação com os estudos culturais contemporâneos sobre ficções audiovisuais. A partir da análise da telenovela brasileira O outro lado do paraíso (Mendonça Filho, 2017-2018), busca-se compreender como a construção narrativa televisiva se dá por meio da argumentação e da persuasão e, consequentemente, por que o fascínio das produções audiovisuais da atualidade pela encenação de tribunal na constituição dramática. Como resultado, aponta-se a utilização da Retórica no roteiro audiovisual como determinante para o embasamento da mensagem final.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (2018). Doutorando em Comunicação pela PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática – dos folhetins às séries audiovisuais. Email: vmoratelli@gmail.com

Referências

Aristóteles. (1990). Arte Retórica e Arte Poética (14ª ed. Tradução de Pinto de Carvalho). Ediouro.

Benício, J. (2017, outubro 17). Pega-pega acerta ao discutir ética em plena crise moral. Portal Terra. https://www.terra.com.br/diversao/tv/blog-sala-de-tv/pega-pega-acerta-ao-discutir-etica-em-plena-crise-moral,51eaf4a46e51d60f4ad943e7e07d6ef8k1c5sspy.html

Bourdieu, P. (1996). As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Companhia das Letras.

Calza, R. (1996). O que é telenovela. Editora Brasilense.

Carrilho, M. M (1990). Verdade, suspeita e argumentação. Presença.

Eco, U (1991). Debates: Estética. Perspectivas.

Eleodoro, D. R. M. (2009). Línguas-culturas e retórica. Análise comparada de produções dissertativo-argumentativas em língua francesa e língua portuguesa na esfera escolar. [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Repositório Biblioteca Digital da USP. https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-05022010-173540

Falcão, D. (2018, fevereiro 17). Laura depõe contra Vinícius: "as mãos fortes me prendiam". Portal UOL. https://natelinha.uol.com.br/novelas/2018/02/17/laura-depoe-contra-vinicius-as-maos-fortes-me-prendiam-114511.php

Foucault, M. (1987). Vigiar e punir: nascimento da prisão (Tradução de Raquel Ramalhete). Vozes.

França, V., & Simões, P. (2007). Telenovelas, telespectadores e representações do amor. ECO-PÓS, 10(2). https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/1017/957

Hall, S., & Woodward, K. (2003). Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais (Tradução de Tomaz Tadeu da Silva). Vozes.

Hasak, A. (Criador). (2016-2018). Shades of blue [série de TV]. NBC.

Isócrates. (2014). Elogio de Helena (Trad. de A. Dinucci, 1ª ed.). Ediufs.

Kelley, D. (Produtor executivo). (2004-2008). Boston Legal [série de TV]. ABC.

Kessler, T., & Zelman, D. (Criadores). (2007-2012). Damages [série de TV]. FOX.

King, R., & King, M. (Criadores). (2009-2016). The Good Wife [série de TV]. CBS.

Kogut, P. (2018, outubro 26). O outro lado do paraíso registra recorde semanal no Rio e em São Paulo. Jornal O Globo. http://kogut.oglobo.globo.com/noticias-da-tv/audiencia/noticia/2018/02/o-outro-lado-do-paraiso-registra-recorde-semanal-no-rio-e-em-sao-paulo.html

Korsh, A. (Criador). (2011-2019). Suits [série de TV]. USA Netword.

Lopes, M. I. V. (2009). Telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes, 3(1), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47

Mendonça Filho, M. (Diretor). (2017-2018). O outro lado do paraíso [telenovela]. TV Globo.

Motter, M. L. (2011). A telenovela: documento. Revista USP, nº 48. Dezembro/fevereiro.

Nowalk, P. (Criador). (2014-2020). How to get away with murder [série de TV]. ABC.

Piskunova, S. (2004). El género de la novela y la tradición retórica (El caso Del “Persilles” y de las “Almas Muertas”). Actas del V Congreso Internacional del Cervantistas, Moscú, Rusia. https://cvc.cervantes.es/literatura/cervantistas/congresos/cg_V/cg_V_44.pdf

Platão. (1959). Gorgias. Dodds.

Platão. (1976). Górgias. O Banquete. Fedro (Trad., introd. e notas de M. O. Pulquério, M. T. S. Azevedo e J. R. Ferreira, 2º ed.). Edições 70.

Parmênides. (2009). Poema de Parmênides: Da Natureza (Trad. e comentários de F. Santoro, 1ª ed.). Ousia.

Santos, J. G. T. (2011). Górgias e o Górgias de Platão. Archai, 7. https://periodicos.unb.br/index.php/archai/article/view/8251/6762

Stuever, H. (2021, outubro 08). It’s hard to stop watching ‘Seven Seconds’ — and that’s still the surest sign of a good TV show. Washington Post. https://www.washingtonpost.com/entertainment/tv/its-hard-to-stop-watching-seven-seconds--and-thats-still-the-surest-sign-of-a-good-tv-show/2018/02/22/c1473860-1749-11e8-92c9-376b4fe57ff7_story.html?utm_term=.552d8159bf32

Wolf, D. (Criador). (2017). Chicago justice [série de TV]. NBC.

Publicado

03.12.2021

Como Citar

Moratelli, V. (2021). Retórica como recurso teledramatúrgico: conceitos de Platão e Aristóteles na narrativa audiovisual. Linhas Crí­ticas, 27, e40348. https://doi.org/10.26512/lc27202140348

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.