Trabalho, educação e sociedade: práticas pedagógicas e formação do educador

Autores

  • Maria Eugênia Castanho Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3475

Palavras-chave:

Trabalho e educação superior;, Estudante-trabalhador;, Qualidade de ensino

Resumo

O texto relata pesquisa que tem por objetivo estudar as complexas relações entre trabalho e educação superior, visando apontar pistas para um trabalho docente de qualidade. Foi investigado um curso que funciona no período integral (diurno) e no período noturno, numa universidade de grande porte na região de Campinas/SP, tendo sido ouvidos alunos concluintes e docentes. O principal foco da pesquisa foi o aluno trabalhador. Os resultados mostraram que, de modo geral, não se alia a atividade didática com a realidade do trabalho, permanecendo ambas como mundos separados. Conclui-se que há medidas que podem ser adotadas para que melhore a qualidade do ensino universitário dos trabalhadores-estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Castanho, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Professora e pesquisadora junto à Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista do CNPq

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Publicado

28.02.2009

Como Citar

Castanho, M. E. (2009). Trabalho, educação e sociedade: práticas pedagógicas e formação do educador. Linhas Crí­ticas, 14(27), 177–190. https://doi.org/10.26512/lc.v14i27.3475

Edição

Seção

Artigos

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