Conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v10i18.3194Palavras-chave:
Gestão democrática;, Conselho gestor;, Política educacional;, Participação socialResumo
Este trabalho analisa a participação da sociedade organizada na gestão democrática de políticas públicas educacionais por meio de conselhos de controle social. Retoma o processo de democratização da educação brasileira a partir de seus estágios constituídos na luta pela universalização do acesso, pela qualidade do ensino e pela alteração nas estruturas de poder das escolas e dos sistemas de ensino. Procura demonstrar que os conselhos de controle social de políticas educacionais induzidos pela Constituição Federal de 1988 são um importante elemento da gestão democrática da educação, na medida em que se abrem para a participação da sociedade. O conselho de controle social do Programa Bolsa-Escola é tomado como exemplo para apontar a natureza que devem assumir esses coletivos de participação para serem considerados, de fato, mecanismos de gestão democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.