Globalização, descentralização e exclusão social: grandes e novos desafios para a gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v8i14.3005Palavras-chave:
Globalização;, Democracia;, Autonomia;, ExclusãoResumo
Entendendo as políticas de gestão escolar determinadas pela atual legislação educacional brasileira no conjunto das políticas sociais e econômicas do projeto de globalização, tratamos de compreender, nesse processo, a questão da descentralização administrativa, que se traduz na gestão democrática e na autonomia escolar. Para isso, valemo-nos de dados, resultados de pesquisa participante realizada em 26 escolas da rede pública municipal. Tendo essa realidade presente, o trabalho trata, inicialmente, da globalização econômica e de suas conseqüências, especialmente a exclusão social, o que coloca grandes desafios ao processo educativo. Diante disto, são apresentadas alternativas que poderão ser assumidas por uma escola comprometida com a transformação social, desde que compreendidas as políticas educacionais no conjunto das políticas sociais em seu caráter mais amplo. Por fim, chega -se a conclusões, ainda que parciais, sobre a problemática das questões da gestão escolar diante das atuais políticas educacionais, tendo como referência a realidade escolar investigada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.