Can the child speak? Subalternization of childhood and violation of children's rights

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47375

Keywords:

Childhood, Subalternity, Recognition

Abstract

The present paper discusses children's status in democratic contexts. The focus is on struggles for recognition and identity, looking through the lens of theories of recognition and sociology of childhood to explore how the subordinate place of children is constructed. This paper highlights debate about the possibility the equal dignity of children, the impossibility of validating their discourse and the current disrespect for established rights of children, indicating how expected behaviors of subjects from newborns to 12-year-olds have been framed as failures, resulting in the pathologization of aspects inherent to this stage of development.

Author Biography

Isabela Fernanda Azevedo Silveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Artista da cena e gestora cultural com formação transdisciplinar. É doutoranda no Pós-Cultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na linha Cultura e Desenvolvimento. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2011) com a dissertação "O lugar do espectador na dramaturgia de Armand Gatti: engajamento político, cooperação textual e performatividade", sendo também Bacharel em Interpretação Teatral (2006) pela mesma instituição. É especialista em Gestão e política cultural pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB/2019) e em Educação infantil (Centro Universitário SENAC/2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral e gestão pública ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia atuando principalmente nos seguintes temas: artes, cultura, ações educativas, formação de plateia, infância, gestão e produção cultural, teatro e mediação cultural. Integrou por mais de nove anos o Núcleo VAGAPARA, coletivo artístico criativo-afetivo radicado em Salvador/BA. Atualmente se dedica aos Estudos da Criança, integra o Coletivo Gestão Cultural (UFBA/UFRB) e o CRICA - Criar para crianças (UFRB/UFBA).

References

ALLIANCE, ChildFund (org). Small Voices Big Dreams 2019. Violence against children as explained by children. Editores: Armando Bello, Marta Martínez Muñoz, Iván Rodríguez Pascual and María Soledad Palacios Gálvez. New York: Educo and Capitals Alliance, 2019. Disponível em: https://www.childfundbrasil.org.br/cfb/wp-content/uploads/2019/10/SVBD.pdf. Acesso 16 de jan. de 2022

BRASIL. Lei 8.069 de 13.07.1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). Brasília: Imprensa Oficial, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm Acesso em: 05 de abr. de 2020.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução n° 113, de 19 de abril de 2006. Dispõe sobre os parâmetros para a institucionalização e fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasília: Imprensa Oficial, 2006. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda/resolucoes/resolucao-no-113-de-19-04-06-parametros-do-sgd.pdf/view. Acesso em 30 de jun. de 2023

BRASIL. Lei nº 13.010, de 26 de Junho de 2014. Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), para estabelecer o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante, e altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Imprensa Oficial, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13010.htm Acesso em 02 de maio de 2021.

BRASIL. Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Imprensa Oficial, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em 15 de abr. de 2022.

DÉFICIT de atenção: até 5% das crianças no mundo têm TDAH, G1, 02 de julho de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2019/07/02/deficit-de-atencao-ate-5percent-das-criancas-no-mundo-tem-tdah.ghtml Acesso em 07 de abr. de 2022.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MULLER, Fernanda. Infâncias, tempos e espaços: um diálogo com Manuel Jacinto Sarmento. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 15-24. jan./jun. 2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss1articles/sarmento.pdf. Acesso em: 18 out. 2017.

DERRIDA, Jacques. De Que Amanhã: Diálogo Jacques Derrida & Elizabeth Roudinesco. Rio de Janeiros: Jorge Zahar editor, 2004.

FOLQUITTO, Camila Tarif Ferreira. Dimensões cognitivas, afetivas e morais na infância. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022. São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/ Acesso em 10 de jul. de 2022

FRIAR, Greta. Brain may be far more flexible than thought. Disponível em: https://news.harvard.edu/gazette/story/2017/08/brain-flexibility-changes-the-way-we-remember-and-learn/ Acesso em 04 de mar. de 2021.

GOPNIK, Alison. In: O começo da vida. Direção: Estela Renner. Produção: Estela Renner, Marcos Nisti, Luana Lobo. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2016. 1 DVD (90 min).

HARTUNG, Pedro Affonso Duarte. Levando os Direitos das Crianças a Sério: a absoluta prioridade dos direitos fundamentais e melhor interesse da criança. São Paulo: Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Direito da Universidade de São Paulo, 2019.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

IDOETA, Paula Adamo.: as pessoas que pedem (ou até compram) distância de crianças. BBC News Brasil, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-50533908 Acesso em 05 de jul. de 2022

ITURRA, Raúl. O Imaginário das Crianças: Os Silêncios da Cultura Oral. Lisboa: Fim de Século, 1997.

KANAPP, Katie; MORTON, Bruce. Desenvolvimento do Cérebro e Funcionamento Executivo. In: Enciclopédia sobre o desenvolvimento da primeira infância. Montréal/Laval: CEDJE/ RSC-DJE, 2013. Disponível em: https://www.enciclopedia-crianca.com/pdf/expert/funcoes-executivas/segundo-especialistas/desenvolvimento-do-cerebro-e-funcionamento-executivo Acesso em 05 de jan. de 2021

KESSELRING, Thomas. Jean Piaget. 3. ed. Caxias do Sul: Educs, 2008.

MCGOEY, K. E.; DUPAUL, G. J.; HALEY, E.; SHELTON, T. L. Parent and teacher ratings of attention-deficity/hyperactivity disorder in preschoool: The ADHD rating scale-IV preschool version. Journal of Psychopathological and Behavioral Assessment, v. 29, p. 269-276, 2007.

NARANJO, Javier (org.). Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças. Trad. Carla Branco. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

OLIVEIRA, Assis da Costa. Indígenas crianças, crianças indígenas: perspectivas para construção da doutrina da proteção plural. Curitiba: Juruá, 2014.

OLIVEIRA, Felipe Santos de. A neuromodulação do córtex pré-frontal dorsolateral na percepção de tempo em contexto neutro ou emocionalmente ativo. Natal: Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.

PRESCRIÇÃO do remédio mais utilizado contra o TDAH aumentam (sic) durante o período escolar. Globo Play. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/7734792/ Acesso em 30 de ju. de 2023

SAFATLE, Vladmir. Por um conceito “antipredicativo” de reconhecimento. São Paulo: Ed. Lua Nova, 2015.

SARMENTO, Manuel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel Jacinto; CERISARA, Ana Beatriz (Coord.) Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2004.

SARMENTO, Manuel Jacinto: Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, Manuel; GOUVEA, Maria Cristina Soares de (orgs.). Estudos da Infância – Educação e Práticas Sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 17-39.

SARMENTO, Manuel Jacinto; FERNANDES, Natália; TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 25, p. 183-206, 2007

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO. Portaria Secretaria Municipal da Saúde – SMS n° 986 de 11 de junho de 2014. Institui o Protocolo de Uso de Metilfenidato, que estabelece o protocolo clínico e a diretriz terapêutica para o emprego deste fármaco no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. São Paulo: Diário Oficial do Estado, 2014. Disponível em: http://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/portaria-secretaria-municipal-da-saude-986-de-14-de-junho-de-2014 Acesso em 20 de fev. de 2023

SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Trad. S. G. Almeida, M. P. Feitosa e A. P. Feitosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010

TAYLOR, Charles. A política do reconhecimento. In: Argumentos Filosóficos. São Paulo: Ed. Loyola, 2000. p. 241-273.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL. Caso Bernardo. Disponível em: https://www.tjrs.jus.br/novo/caso-bernardo/ Acesso em 16 de jan. de 2022

VISÃO MUNDIAL. Infância [Des]Protegida: Uma consulta de percepção de segurança de crianças e adolescentes. 2019. Disponível em: https://visaomundial.org.br/publicacoes/infancia-desprotegida-uma-consulta-de-percepcao-de-seguranca-de-criancas-e-adolescentes-sobre-a-violencia Acesso em 16 de jan. de 2022

WHITAKER, Robert. Medicando os pré-escolares para TDAH: como a psiquiatria “baseada em evidências” chegou a um fim trágico. Maid in Brasil, 22 de fev. de 2022. Disponível em: https://madinbrasil.org/2022/02/medicando-os-pre-escolares-para-tdah-como-a-psiquiatria-baseada-em-evidencias-chegou-a-um-fim-tragico/ Acesso em 10 de jul. de 2022

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 7-72.

Published

31.07.2023

How to Cite

AZEVEDO SILVEIRA, Isabela Fernanda. Can the child speak? Subalternization of childhood and violation of children’s rights. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgence: rights and social movements journal], Brasília, v. 9, n. 2, p. 115–140, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47375. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47375. Acesso em: 6 oct. 2024.