Pode a criança falar? Subalternização da infância e violação de direitos infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47375

Palavras-chave:

Infância, Subalternidade, Reconhecimento

Resumo

Discussão sobre a posição da criança nos contextos democráticos pautados em lutas por reconhecimento e identidade, acionando autores das teorias do reconhecimento e da sociologia da infância para compreender como se dá a construção do lugar subalterno da infância. Destaques como a possibilidade de vida com igual dignidade, impossibilidade de validação do discurso e desrespeito aos direitos estabelecidos estão colocados, indicando como comportamentos esperados para sujeitos de 00 a 12 anos vem sendo assumidos como falhas, culminando na patologização de aspectos inerentes a essa etapa do desenvolvimento.

Biografia do Autor

Isabela Fernanda Azevedo Silveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Artista da cena e gestora cultural com formação transdisciplinar. É doutoranda no Pós-Cultura - Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade na linha Cultura e Desenvolvimento. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2011) com a dissertação "O lugar do espectador na dramaturgia de Armand Gatti: engajamento político, cooperação textual e performatividade", sendo também Bacharel em Interpretação Teatral (2006) pela mesma instituição. É especialista em Gestão e política cultural pela Universidade Federal do Recôncavo (UFRB/2019) e em Educação infantil (Centro Universitário SENAC/2019). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral e gestão pública ligada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia atuando principalmente nos seguintes temas: artes, cultura, ações educativas, formação de plateia, infância, gestão e produção cultural, teatro e mediação cultural. Integrou por mais de nove anos o Núcleo VAGAPARA, coletivo artístico criativo-afetivo radicado em Salvador/BA. Atualmente se dedica aos Estudos da Criança, integra o Coletivo Gestão Cultural (UFBA/UFRB) e o CRICA - Criar para crianças (UFRB/UFBA).

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

AZEVEDO SILVEIRA, Isabela Fernanda. Pode a criança falar? Subalternização da infância e violação de direitos infantis. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 115–140, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47375. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47375. Acesso em: 26 jul. 2024.

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