Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415

Palavras-chave:

Pobreza multidimensional, crianças e adolescentes, literacia informacional, fraternidade

Resumo

A pobreza multidimensional enfrentada por crianças e adolescentes é um fenômeno multifacetado, ligado a fatores culturais, sociais, educacionais, econômicos e normativos. A pesquisa está baseada no Estudo do UNICEF, intitulado “As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil”, de 2023. A pesquisa recorre a outras figuras norteadoras: a literacia informacional, para revisar as privações de direitos decorrentes do não acesso à internet na esfera da infância e adolescência e a fraternidade, pela perspectiva cooperacional, dialógica, comunicacional. Adota-se o método dedutivo por meio da revisão bibliográfica, nacional e estrangeira, especialmente documentos do UNICEF. Em conclusão, a pesquisa reafirma a importância dessas categorias, com o propósito de corrigir as privações denunciadas no Estudo do UNICEF, em que 6 a cada 10 crianças no Brasil estão enredadas na pobreza multidimensional.

Biografia do Autor

Geralda Magella de Faria Rosseto, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Direito pelo PPGD/UFSC. Mestrado em Direito pelo PPGD/UNISINOS. Professora convidada de cursos de graduação e pós-graduação. Advogada com ênfase em curadoria de dados pessoais. Presta mentoria junto ao Instituto Universitário Sophia ALC (América Latina e Caribe). Membro da Rede Universitária para Estudos sobre a Fraternidade (RUEF).  Pesquisadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq. Procuradora Federal da AGU aposentada.

Josiane Rose Petry Veronese, niversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professora Titular da Disciplina de Direito da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Doutora e Mestre em Direito pela UFSC, com pós-doutorado pela PUC Serviço Social/RS e em Direito pela UnB. Professora dos Programas de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Direito-UFSC. Coordenadora do NEJUSCA - Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e do Adolescente e do Núcleo de Pesquisa Direito e Fraternidade, vinculados aos Grupos do Diretório de Pesquisa do CNPq.

Referências

BONAMI, Beatrice. O que são literacias de mídia e como elas impactam o futuro da educação? Disponível em: https://itsrio.org/pt/search/?title=beatrice+bonami; https://itsrio.org/pt/artigos/o-que-sao-literacias-de-midia-e-como-elas-impactam-o-futuro-da-educacao/. Acesso em: 21 fev. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 fev. 2023. Acesso em: 21 fev. 2023a.

ESTADÃO. UNICEF: Ao menos 32 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza no Brasil. Paula Laboissiére. 14 de fevereiro de 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/brasil/unicef-ao-menos-32-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-vivem-na-pobreza-no-brasil/. Acesso em: 21 fev. 2023.

FONSECA, Reynaldo Soares da; FONSECA, Rafael Campos Soares da. Federalismo Fraternal: concretização do princípio da fraternidade no federalismo. In:

FRÓZ SOBRINHO, José de Ribamar; VELOSO, Roberto Carvalho; LIMA, Marcelo de Carvalho; TEIXEIRA, Márcio Aleandro Correia; APOLIANO JÚNIOR, Ariston Chagas (Orgs.). Direitos Humanos e Fraternidade: estudos em homenagem ao Ministro Reynaldo Soares da Fonseca [recurso eletrônico]. São Luís: ESMAM e EDUFMA, 2021. v. 1, p. 20-38.

MAZZUCATO, Mariana. O Estado Empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado. Tradução Elvira Serapicos. São Paulo: Portfolio Penguin – Grupo Companhia das Letras, 2014.

PENNA, Caetano C. R. Palestra sobre Ciência e Tecnologia e Inovação. Sindicato Nacional de Gestores em C&T SindGCT. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0adFDHDUxbg. Acesso em: 26 fev. 2023.

ROPELATO, Daniela. Notas sobre participação e fraternidade. In: BAGGIO, Antonio Maria (Org.) O princípio esquecido: a fraternidade na reflexão atual das ciências políticas. São Paulo: Cidade Nova, 2008. p. 85-126.

VIEIRA, Cláudia Maria Carvalho do Amaral; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças Encarceradas: a proteção Integral da criança na execução penal feminina da pena privativa de liberdade. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2015.

UNESCO. Transformações e Inovações Digitais no Brasil. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/digital-transformation-brazil. Acesso em: 14 fev. 2023.

UNICEF (BRASIL). As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil: Estudo sobre as privações de direitos que afetam crianças e adolescentes no País. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/22676/file/multiplas-dimensoes-da-pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia-no-brasil.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023a.

UNICEF (BRASIL). Destaques: As Múltiplas Dimensões da Pobreza na Infância e na Adolescência no Brasil: Estudo sobre as privações de direitos que afetam crianças e adolescentes no País. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/relatorios/as-multiplas-dimensoes-da-pobreza-na-infancia-e-na-adolescencia-no-brasil. Acesso em: 17 fev. 2023b.

UNICEF (BRASIL): Fundo das Nações Unidas para a Infância. Sobre o UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/sobre-o-unicef. Acesso em: 21 fev. 2023c.

UNICEF (BRASIL). Proteção. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/protecao. Acesso em: 23 fev. 2023d.

UNICEF. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Ainda é possível mudar 2030. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 23 fev. 2023.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Das Sombras à Luz: O Reconhecimento da Criança e do Adolescente como Sujeitos de Direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

MAGELLA DE FARIA ROSSETO, Geralda; PETRY VERONESE, Josiane Rose. Crianças e adolescentes e a pobreza multidimensional no Brasil: o sinal de alerta para a fraternidade. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 417–442, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47415. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47415. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.