Os contornos da impunidade judicial: o processamento dos crimes de massacre contra camponeses no Sul e Sudeste do Pará
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v11i1.55780Palavras-chave:
Massacres no campo, Impunidade judicial, Sul e Sudeste do Pará, Conflito agrárioResumo
O artigo contextualiza os conflitos agrários, aprofundando a análise sobre os massacres na região Sul e Sudeste do Pará, considerada uma das mais violentas regiões do país para quem vive no campo. As questões trazidas apontam como se dá o processamento criminal, nos casos em que ele ocorre, identificando dados que conduzem para a impunidade, tendo como paradigma de análise o caso da Chacina de Ubá. A partir disso, por meio da metodologia de pesquisa qualificada, são identificados elementos que chamam a atenção quanto ao julgamento dos crimes de massacres, sem perder de vista as condições estruturais que contribuem para essa trágica realidade. Ao fim, revela-se a centralidade do papel assumido pelo poder judiciário e pelas forças policiais na persistência do fenômeno da impunidade verificada na região estudada.
Referências
ANDRADE, Maria Regina. Do luto à luta: memória e subjetividade ante às práticas de violência no campo no sul e sudeste do Pará. Marabá: Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2019.
BASTOS, Dafne Fernandez de. Castanhal Ubá: Violação de Direito Humanos na Amazônia Paraense. Belém: Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Direito na Universidade Federal do Pará, 2013.
BRUNO, Regina Angela Landim. Nova República: a violência patronal rural como prática de classe. Sociologias, Porto Alegre, ano 5, n. 10, p. 284-310, jul./dez 2003.
CASARA, Rubens. Mitologia Processual Penal. São Paulo: Saraiva, 2015.
COSTA, Alexandre; MAIA, Claudia; ARRUDA, André; MARTINS, Carla; DIEHL, Diego; CARVALHO, Euzamara; LEONEL JÚNIOR, Gladstone; GÓES JÚNIOR, José; SOUZA, Maria. Conflitos agrários e massacres no campo na Nova República: Um balanço no marco dos 35 anos dos relatórios da CPT. Em: Conflitos no Campo: Brasil 2020. Goiânia: CEDOC - CPT Nacional, 2021, p. 201-210.
CEDOC Dom Tomás Balduino da CPT. CPT Nacional, 2015. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/cedoc/centro-de-documentacao-dom-tomas-balduino. Acesso em 02/09/2024.
ESCRIVÃO FILHO, Antonio; FRIGO, Darci. A luta por direitos e a criminalização dos movimentos sociais: a qual Estado de Direito serve o sistema de justiça?. Em: Conflitos no Campo. Goiânia: CEDOC - CPT Nacional, 2010.
FOUCAULT, Michel. Securité, Territoire, Population. Paris: Gallimard/Seuil, 1978.
GONÇALVES, José Batista Afonso. A difícil luta para punir os responsáveis pelos crimes no campo. In COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no campo. Brasil 2013. Goiânia: CPT Nacional, 2014. p. 113-117.
GONÇALVES, José Batista Afonso. O massacre de Eldorado dos Carajás e a luta do movimento camponês pela terra no sul e sudeste do Pará. Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, 2016.
GUIMARÃES, Ed Carlos de Sousa. A violência desnuda: Justiça penal e pistolagem no Pará. Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, 2010.
MEDEIROS, Leonilde. Dimensões políticas da violência no campo. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, p. 126-141, 1996.
PA, G1. Acusado de mandar matar 8 trabalhadores rurais no sudeste do Pará é transferido para Belém. Rede Liberal, Belém, Pará, 25 jan. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2019/01/25/acusado-de-mandar-matar-8-trabalhadores-rurais-no-sudeste-do-para-e-transferido-para-belem.ghtml. Acesso em: 18 ago. 2022.
PARÁ. Assembleia Legislativa. Comissão Parlamentar de Inquérito. Violência: omissão e impunidade. ALEPA. 1991.
PARÁ. 2ª Vara do Júri da Capital do Pará. Processo Judicial nº 001.2006.2.038043-2. José Edmundo Vergolino. jul. 2006.
PARÁ. Tribunal de Justiça do Estado do Pará. [S. l.]. Disponível em: https://www.tjpa.jus.br/PortalExterno/index-consultas.xhtml. Acesso em: 1 nov. 2021.
PEREIRA, Airton dos Reis. A luta pela terra no sul e sudeste do Pará: migrações, conflitos e violência no campo. Doutorado em História da Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
SANTOS, Gabriella. A impunidade dos crimes praticados contra João Pedro e Elizabeth Teixeira - Líderes da Liga Camponesa de Sapé/PB. Qualidade de vida e dignidade da pessoa humana, [s. l.], 2005.
SANTOS, Juarez Cirino. Foucault: Poder, Biopolítica e Guerra. In: SOUSA JÚNIOR, José Geraldo; SILVA FILHO, José Carlos Moreira; CARVALHO, Salo (Orgs). Criminologia dialética, 50 anos: um diálogo com o legado de Roberto Lyra Filho. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2022.
SOUZA, Maria José Andrade de; DIEHL, Diego Augusto; MARTINS, Carla Benitez; GÓES JÚNIOR, José Humberto (Orgs.). Massacres no campo. Goiânia: CPT; IPDMS, 2024.
TRECCANI, Girolamo; PINHEIRO, Maria; ANTUNES, Halyme. Violência e grilagem: a violação dos direitos humanos no campo no Estado do Pará (1964-2019). In: Lutas, memórias e violações no campo brasileiro: Conflitos, repressão e resistências no passado e presente, [s. l.], 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución/Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 Internacional / This publication is licensed under a Creative Commons License, Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International.