Inspirações de Paulo Freire para pensar o ensino jurídico no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40882

Palavras-chave:

Paulo Freire, Ensino do direito, Engajamento Crítico, Inconclusão do ser humano, Práxis libertadora, Pedagogia crítica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar possibilidades de crítica ao ensino do direito no Brasil a partir do legado intelectual de Paulo Freire e da sua perspectiva epistemológica. Tendo como referência as bases da pedagogia crítica de Freire, pretende-se discutir como as noções de engajamento crítico; inconclusão do ser humano e práxis libertadora, contidas na obra de Paulo Freire, podem contribuir no ensino, na pesquisa e na extensão no campo do direito e das lutas emancipatórias.

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

DA SILVA FREITAS , Felipe; PESSOA DE MELLO, Marilia Montenegro. Inspirações de Paulo Freire para pensar o ensino jurídico no Brasil. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 305–330, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40882. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40882. Acesso em: 19 abr. 2024.

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