Escrita de abstracts na pós-graduação: um estudo de caso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53693

Mots-clés :

Pós-graduação, Escrita acadêmica, Aprendizagem, Inglês, Abstract.

Résumé

Este artigo reporta os principais achados de uma dissertação de mestrado (COSTA, 2022) em Educação que acompanhou sete estudantes da disciplina Inglês Acadêmico I por um semestre para compreender como se apropriaram da escrita acadêmica em inglês, mais especificamente do gênero resumo acadêmico – abstract. Para tanto, identificamos a estrutura retórica e linguística que os participantes utilizaram na produção de seus abstracts de acordo com os movimentos retóricos de Swales e Feak (2009), conhecemos suas perspectivas e os efeitos da instrução. Utilizamos a geração de dados: (a) observação participante; (b) diário de campo; (c) coleta dos abstracts produzidos; e (d) entrevistas com os pós-graduandos. Os dados revelaram a evolução dos participantes na redação de abstracts e a apropriação dos movimentos de Swales e Feak (2009). Os participantes destacaram o objetivo de publicar científica e internacionalmente em inglês de forma autônoma, como insiders, mediante sua participação ativa em contextos específicos de uso da língua.

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Biographie de l'auteur-e

Cyntia Bailer, Universidade Regional de Blumenau

Professora no Departamento de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FURB). Doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-Graduação em Inglês UFSC (2012-2016). Foi bolsista CAPES, com estágio sanduíche no exterior, na Carnegie Mellon University (Pittsburgh, PA, EUA) (2014-2015). Mestre em Letras (Inglês e Literatura correspondente) pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) (2011). Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas) pela FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau) (2008). Apresentou trabalhos e pesquisas desenvolvidas durante sua trajetória educacional. Tem experiência profissional no ensino da Língua Inglesa aos mais diversos níveis em escolas regulares e escolas de idiomas, bem como experiência em tradução e revisão. Como pesquisadora, está interessada no bi/multi/plurilinguismo, educação linguística, formação de professores, neurociência e educação (ciência da mente, cérebro e educação).

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AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem os participantes e todos os envolvidos na pesquisa, qualificação e defesa da dissertação do primeiro autor. Agradecimento especial à Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC) pela bolsa de pesquisa concedida ao primeiro autor no período de abril/2021 a fevereiro/2022.

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Publié-e

2024-12-23

Comment citer

Costa, E. P. da, & Bailer, C. (2024). Escrita de abstracts na pós-graduação: um estudo de caso. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT8. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53693

Numéro

Rubrique

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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