O processo de inclusão de DAS em contexto bilíngue ”“ Português/LIBRAS com a intermediação de intérpretes:

um olhar discursivo

Auteurs-es

  • Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Análise do discurso, Português Segunda Língua, intérprete em LIBRAS, ensino, educação inclusiva

Résumé

Segundo a legislação brasileira vigente, é compromisso de todos os segmentos educacionais desenvolver políticas de inclusão. O presente artigo analisa a inclusão de portadores de necessidades especiais auditivas (Das) 3 implementada na última década no Brasil, especialmente no segmento da educação fundamental. Com base em dados oficias do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de sua Secretaria de Educação Especial (SEESP), do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (FENEIS) é feita uma reflexão sobre a urgência do desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares como forma de subsidiar teórica e pragmaticamente a implementação de opções pedagógicas que efetivamente ensejem o processo de inclusão educativa dos Das, através da intermediação de intérpretes em LIBRAS.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2005-12-01

Comment citer

Pacheco, D. G. L. da C. (2005). O processo de inclusão de DAS em contexto bilíngue ”“ Português/LIBRAS com a intermediação de intérpretes:: um olhar discursivo. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 4(2), 35–50. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/30067

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.