A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico

Autores/as

  • Michelli Godoy Delmonico UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa
  • Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Rodovia Araraquara Jaú-Km 1 Machados 14800901 - Araraquara, SP - Brasil Telefone: (16) 33346200

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1460

Palabras clave:

TPACK;, TDIC;, Ensino de línguas.

Resumen

Resumo

Acreditando que a integração de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática de ensino dos professores de línguas estrangeiras é necessária, utilizamos o modelo TPACK, que propõe a integração dos conhecimentos tecnológico e pedagógico no ensino, para verificar em que medida os professores conseguiram utilizar as TDICs de forma adequada ao modelo TPACK em seus planos de aulas. O curso: “O uso de novas e velhas tecnologias em sala de língua estrangeira (NoVeTeLe)” foi ofertado como extensão para professores, em um ambiente virtual (Moodle), sendo mediado por três docentes formadores. Como atividade final, foi proposta a elaboração de planos de aulas que incluíssem as TDICs na prática de ensino. Fizemos, portanto, uma análise qualitativa e indutiva desses planos de aulas de acordo com o modelo TPACK para sabermos como os professores utilizaram a integração dos conhecimentos. Os resultados mostraram que ainda existe uma deficiência em incluir as ferramentas tecnológicas em sala de aula.

Palavras-chave: TPACK. TDIC. Ensino de línguas.

 

Abstract

Believing that the integration of digital information and communication technologies (DICTs) in the teachers practice of teaching a foreign language is necessary, it was used the TPACK model, which proposes the integration of technological and pedagogical knowledge in teaching to check to what extent the teachers were able to use the DICTs properly in their lesson plans. The course: "the use of new and old technologies in a foreign language class (NoVeTeLe)" was offered as an extension course to teachers in a virtual environment (Moodle), being mediated by three trainers teachers. As a final activity, it was proposed to develop lesson plans that included the DICTs in teaching practice. Therefore, we did a qualitative and inductive analysis of these lesson plans according to the model TPACK to know how the teachers used the integration of technological and pedagogical knowledge. The results showed that there is still a deficiency when including technological tools in the class.

Keywords: TPACK; DICTs; Language teaching.

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Biografía del autor/a

Michelli Godoy Delmonico, UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara / Programa de Pós-Gradução em Linguística e Língua Portuguesa

Michelli de G. Del Monico é aluna de mestrado do curso de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (Araraquara). Possui graduação em Letras (Inglês) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2014). Possui projeto de pesquisa sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na aprendizagem autônoma de língua inglesa. Possui formação complementar na área de educação infantil e experiência em ensino de língua inglesa em escolas de idiomas.

Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Rodovia Araraquara Jaú-Km 1 Machados 14800901 - Araraquara, SP - Brasil Telefone: (16) 33346200

É licenciada em Letras (Português/Inglês), mestre em Línguística pela UFSCAR, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Araraquara (FCLAr) e possui Pós-doutorado na UFSCAR. Trabalhou por um ano como Teacher Assistent na University of Missouri, onde orientou professores de LE e realizou workshops sobre o ensino comunicativo. Atua como docente na Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em Araraquara/SP no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa (PPGLLP) e na graduação (no conjunto de disciplinas ?Língua Alemã?) . Atua ainda como coordenadora de área no projeto de extensão CEL/FCLAR e como coordenadora geral no projeto de Extensão Novas Linguagens e Tecnologias por meio de uma educação sensivel e no subprojeto PIBID-Letras/alemão. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada (com ênfase em temas como crenças, ensino intercultural, ensino de línguas mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino e Aprendizagem de alemão) e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras.

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Publicado

2017-03-01

Cómo citar

Delmonico, M. G., & Rozenfeld, C. C. de F. (2017). A integração de TDICs na prática de ensino de professores de línguas estrangeiras: análise do conhecimento tecnológico pedagógico. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v15i2.1460

Número

Sección

Artigos