O site educativo de português como língua materna: um olhar da lingüística aplicada crítica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i1.601Palavras-chave:
Ensino a Distância;, Língua Portuguesa;, Site educativoResumo
O desenvolvimento da rede mundial de computadores tem contribuído para o surgimento de novas formas de socialização do conhecimento favorecendo a educação a distância, fenômeno ao qual se vincula uma grande procura de cursos de português. Nesse cenário, o site educativo tem se transformado num importante recurso de ensino/aprendizagem, sendo procurado por usuários pelos mais diferentes motivos. Esse movimento, todavia, não tem recebido a devida atenção da academia no sentido de estudar os objetivos, a qualidade e os ganhos potenciais que são oferecidos aos alunos/internautas em tais espaços pedagógicos. Neste estudo, visamos a analisar sites de ensino de português quanto aos propósitos perseguidos, suas concepções de língua e gramática através da realização de uma pesquisa empírica com três desses sites. Nosso corpus é composto pela apreciação dos conteúdos veiculados e a descrição das aulas e atividades propostas nos sites. Nossos resultados apontam para a existência de contradições entre os conteúdos declarados e os efetivamente abordados, além de uma tendência redutora de conceber a língua como um código e a gramática como um conjunto de regras de uso da norma culta. Assim, chamamos a atenção do leitor para a cautela necessária ao adotar sites como recurso para o ensino/aprendizagem de língua.
Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAGNO, Marcos. A inevitável travessia: da prescrição gramatical à educação lingüística. In: ______ et al. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002. p. 13-82.
BRAGA, Denise Bértoli. A comunicação interativa em ambientes hipermídia: as vantagens da hipermobilidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, Luiz A.; XAVIER, Antonio C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p.144-163.
CARVALHO, Ana Amélia A. et al. Indicadores de qualidade e de confiança de um site. In: ALVES, M. P.; MACHADO, E. A. (Eds.). Actas das II Jornadas da Secção Portuguesa da ADMEE: A avaliação e a validação das competências em contextos escolares e profissionais. Braga, Portugal: CIED, IEP, 2004.
CARVALHO, Ana Amélia A. Indicadores de qualidade e de confiança de um siteeducativo. Cadernos SACAUSEF ”“ Sistema de Avaliação, Certificado e apoio à utilização de software para educação e a formação, Portugal: Ministério da Educação, n. 2, p. 55-78, 2006.
DOTTA, Sílvia Cristina. Análise de um site educacional: o exemplo do projeto descobrir e viver a cidade de São Paulo.Mimeo, 2003.
FRANCO, Dulce. Um olhar sobreo site. Tecnologias em educação: estudos e investigações.Lisboa. Mimeo, 2000.
LARA, Graça M. P. O que dizem da língua os que ensinam a língua. Campo Grande: Ed. UFMS, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
SANTOS, Elisa Martins dos. Pesquisa na Internet: copia/cola. In: ARAÚJO, J. C. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. p. 268-279.
HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação ”“ uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
VIDAL, Elisabete. Ensino à distância vs ensino tradicional. Monografia, Universidade Fernando Pessoa. Porto, Mimeo, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


