Pedagogias decoloniais para o ensino de língua inglesa no contexto on-line: relato de prática
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i2.43444Palabras clave:
Pedagogias decoloniais, Ensino online, Ensino de Língua InglesaResumen
Este relato de prática busca investigar de que forma atividades elaboradas com base nas práticas decoloniais para aulas on-line síncronas de língua inglesa como língua adicional pode promover reflexões acerca de novas formas de ensinar e aprender, analisando, da perspectiva do docente, a possibilidade de mudanças nas nossas concepções de ensino e nossas experiências. O presente relato baseia-se teoricamente em conceitos referentes a ensino on-line (RABELLO, 2021; HODGES et al., 2020), ensino de línguas adicionais no contexto on-line (TEH, 2021; NG, 2020), decolonialidade e práticas pedagógicas decoloniais (MIGNOLO; WALSH, 2018). Nós consideramos que, mediante o relato de prática, seria possível abandonar a convicção de que aprendemos línguas para fins comunicativos utilizando-nos somente das abordagens discutidas na academia, sem levar em consideração o movimento de resistência e reexistência que permeia um currículo diverso culturalmente, e trilhar novos rumos para nossa jornada acadêmica e profissional levando em consideração aspectos da teoria decolonial. Desta forma, nós acreditamos, a partir das reflexões trazidas neste relato, que as pedagogias decoloniais têm potencial de promover maior engajamento e propiciar diálogos capazes de promover transformações sociais e de desafiar as orientações e postulações pertencentes e comuns do Norte Global.
Descargas
Citas
GARRETT, N. Computer-assisted language learning trends and issues revisited: integrating innovation. The Modern Language Journal, v. 93, p. 719-740, Dec. 2009. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1540-4781.2009.00969.x>. Acesso em 15 maio 2022.
GROSFOGUEL, R. Dilemas dos estudos étnicos norte-americanos: multiculturalismo identitário, colonização disciplinar e epistemologias descoloniais. Tradução de Flávia Gouveia. Cien. Cult. Revista da SPBC, São Paulo, v. 59, n. 2, 2007.
HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado on-line e o ensino remoto de emergência. Tradução de Danilo Aguiar, Américo N. Amorim e Lídia Cerqueira. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, v. 2, 2020. Disponível em: <https://escribo.com/revista/index.php/escola/article/view/17>. Acesso em: 15 maio 2022.
JOHNS HOPKINS UNIVERSITY. Synchronous vs. asynchronous distance learning activities. Johns Hopkins University School of Education, Center for Technology in Education, 2010.
MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Coord.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 127-167.
MALDONADO-TORRES, N. A topología do ser e a geopolítica do conhecimento. Modernidade, império e colonialidade. Tradução de Inês Martins Ferreira. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 1, n. 80, p. 71-114, mar. 2008.
MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham, NC: Duke University Press, 2018.
MOITA LOPES, L. P. da. Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. Texto-base do Simpósio da TIRF (TESOL International Research Foundation), realizado em São Paulo, 2004.
NG, C. H. Communicative Language Teaching (CLT) through synchronous online teaching in English Language preservice teacher education. International Journal of TESOL Studies (Special Issue “ELT in the time of the Coronavirus 2020”, Part 1), v. 2, n. 2, p. 62-73, 2020.
OLIVEIRA, L. F. de. O que é uma educação decolonial. Revista Nuevamérica, v. 149, p. 35-39, 2016.
RABELLO, C. R. L. Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias e formação de professores: recursos digitais na aprendizagem on-line para além da pandemia. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 67-90, 2021.
TEH, W. Communicative Language Teaching (CLT) in The Context of Online Learning: A Literature Review. International Journal of TESOL & Education, v. 1, n. 2, p. 65-71, 2021. Disponível em: <http://i-jte.org/index.php/journal/article/view/23>. Acesso em: 26 jan. 2022.
WALSH, C. E. On decolonial dangers, decolonial cracks, and decolonial pedagogies rising. In: MIGNOLO, W. D.; WALSH, C. E. On decoloniality: concepts, analytics, praxis. Durham, NC: Duke University Press, 2018. p. 81-98.
WALSH, C.; OLIVEIRA, L. F. de; CANDAU, V. M. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 83, 23 jul. 2018. <http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3874>. Acesso em: 20 abr. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los artículos publicados por la Revista Horizontes de Linguística Aplicada están licenciados bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Al publicar en Horizontes de Linguística Aplicada, los autores aceptan la transferencia de los derechos de autor patrimoniales a la revista. Los autores mantienen sus derechos morales, incluido el reconocimiento de la autoría.
Autores y lectores son libres de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- NoComercial — Usted no puede hacer uso del material con propósitos comerciales .
- SinDerivadas — Si remezcla, transforma o crea a partir del material, no podrá distribuir el material modificado.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
