As metáforas na construção do significado das expressões idiomáticas
Palavras-chave:
metáfora, expressões idiomáticas, linguagem, pensamentoResumo
A relação metafórica já foi descrita como comparação, contraste, analogia, similaridade, justaposição, colisão, fusão, etc. além de ter recebido diferentes interpretações quanto à sua natureza, operação e função. Partindo do pressuposto de que a metáfora é um aspecto indispensável ao funcionamento da linguagem e do pensamento e tomando como parâmetro a teoria conceitual de Lakoff & Johnson, exploramos neste trabalho algumas representações sistematizadas conceitualmente em expressões metaforizadas do Português do Brasil e do Espanhol de Cuba. Com isso estaremos procurando nortear a análise para o processo de dessemantização que ocorre quando as palavras que compõem a unidade fraseológica se metaforizam perdendo a função nominativa característica de cada uma delas quando tomadas separadamente. Neste trabalho pretendemos de maneira sucinta tecer comentários sobre a maneira como alguns pesquisadores têm tratado a questão da cognição metafórica, e, especialmente, mostrar o papel da metáfora na construção de sentido das expressões idiomáticas metafóricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Horizontes de Linguistica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.