Fotojornalismo como fonte histórica
contribuições da comunicação para a produção historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i18.19888Palavras-chave:
Fotojornalism. História Cultural. Fontes HistóricasResumo
O presente artigo visa fazer uma revisão das principais ideias de Ernest Gombrich, Roland Barthes, e Eliseo Verón a respeito da análise de imagens a fim de averiguar quais as contribuições que os mesmos podem dar ao historiador no trabalho com jornais e revistas antigos, ou seja, suportes impressos como fontes históricas.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland, 1915-1980. A mensagem fotográfica. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a. 11-43 pp.
_______________. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b. 27-43pp.
_______________. Sociedade, Imaginação, Publicidade: BARTHES, Roland. Inéditos. Vol. 3 ”“ Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).98-121pp.
_______________. A Câmara Clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
CATALÃ, Josep Maria. GOMBRICH, E. H. Los Usos de las imágenes. Estúdios sobre la función social del Arte y la comunicaión visual. Barcelona: Debate, 2003.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990. p. 7-89.
CHARTIER, Roger. “o livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas de Leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 77 ”“ 105.
FERREIRA, Giovandro. Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações problemáticas da análise do discurso. Revista de Economia Poliria de Lãs Tecnologias de la Información y Comunicación. Vol III, nº 1, ene ”“ abr. 2006. Capturado em www.eptic.com.br em 10/2/2006.
FERREIRA, Giovandro Marcus. Da imagem à fotografia no suporte de imprensa: um percurso em busca da discursividade. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 27, 2004. Porto Alegre. Anais São Paulo: Intercom. Capturado em 12/2/2006.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. 82 pp.
GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
GONÇALVES, Cássia Denise. O nome das coisas: Algumas considerações sobre a leitura de fotografias. Capturado www.stadium.iar.unicamp.br em 1º/5/2004.
METZ, Christian. Além da analogia, a imagem. ______________. A análise das Imagens. Seleção de ensaios da revista “Communications”. Petrópolis: Editora Vozes, 1973. (Tradução: Luiz Costa Lima e Priscila Vianna de Siqueira) 7-18pp.
MRAZ, John. Sebastião Salgado: maneiras de ver a América Latina. Capturado de www.stadium.iar.br/19 em 20.08.2005.
PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Fotojornalismo e discurso: o fotojornalismo no posicionamento discursivo do jornal “A Tarde”. Universidade Federal da Bahia. FACOM, Programa de Comunicação e Cultura Contemporânea, Salvador, 2004. Dissertação de Mestrado.
PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Discurso e Imagem: Possibilidades Metodológicas para uma Análise Discursiva do Fotojornalismo Contemporâneo. www.intercom.org. Capturado em 10/10/2005.
PINTO, Milton José. Enunciação e Imagem. In: PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker Editores, 1999. 32-39 pp.
RAMINELLI, Ronald. Imagens da Colonização (A representação do índio de Caminha a Vieira). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
SAMAIN, Etienne. Memórias antropológicas em torno de um algum fotográfico: fotografia, morte e história. Capturado de www.stadium.iar.unicamp.br/6 em 10.01.06.
SAMAIN, Etienne. Um retorno à Câmara Clara: Roland Barthes e a Antropologia Visual. In: SAMAIN, Etienne (org.) O fotográfico. 2ª edição. São Paulo: Hucitec / Editora Senac, 2005. 115-128pp.
SILVA, Márcio Renato Pinheiro da. Lição crítica: Roland Barthes e a semiologia do impasse. Alea. Vol. 7. nº. 1. Rio de Janeiro, Jan/ Junho, 2005.
VERGER, Pierre. Retratos da Bahia. Salvador, Editora Corrupio, 2002, 288pp.
VERÓN, Eliseo. Espacios públicos in imágenes. Capturado em 15/11/2005 http://www.bibiliteca.org.br/autor.asp?texto=e&offset=100.
_______________. Análise do „contrato de leitura”Ÿ: um novo método para os estudos de posicionamento dos suportes impressos”. (L´analyse du “contract de lecture”: une nouvelle methode pour lês études de posicionnement des supports presse), in Les médias ”“ experiences, recherches actuelles, applicationes. IREP, Paris: 1985. pp. 02-20. Tradução do original francês organizada em apostila pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira para curso de Mídia e Discurso, PUC-RS, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).