Ensino de História sob um olhar interseccional
considerações sobre relatos de estudantes negras do Sul do Pará
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31771Palavras-chave:
Ensino de História. Interseccionalidade. Estudantes negras.Resumo
Este artigo apresenta parte das discussões resultantes de uma pesquisa de mestrado no campo do Ensino de História, que teve estudantes negras como protagonistas. Em uma turma de oitavo ano de uma escola pública de Conceição do Araguaia, Sul do Pará, realizei uma formação para o Ensino de História das Relações Étnico-raciais e de Gênero. Como parte fundamental desta formação, os relatos de três estudantes negras desvendam como mecanismos de opressão interseccional operam-se em suas relações e subjetividades. Autoras como Gonzalez (2018), Crenshaw (2002; 2012), Lugones (2008; 2014) e Kilomba (2019) foram utilizadas na discussão teórica. A experiência permitiu alcançar maior aproximação da realidade das estudantes, a fim de criar futuras e novas narrativas na prática pedagógica do Ensino de História. Narrar e ouvir as histórias umas das outras abriu a possibilidade para outro olhar, até então inédito. Um olhar interseccional sobre si mesmas.
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