Fotojornalismo como fonte histórica
contribuições da comunicação para a produção historiográfica
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i18.19888Keywords:
Photojournalism, Cultural History, Historical SourcesAbstract
This paper aims at reviewing Ernest Gombrich”Ÿs, Roland Barthes”Ÿs and Eliseo Verón”Ÿs main ideas concerning image analysis in order to examine which contributions they may give the historian when dealing with old newspapers and magazines, that is, printed formats as historical sources.
Downloads
References
BARTHES, Roland, 1915-1980. A mensagem fotográfica. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a. 11-43 pp.
_______________. A retórica da imagem. In: O óbvio e o obtuso: ensaios críticos. Tradução: Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990b. 27-43pp.
_______________. Sociedade, Imaginação, Publicidade: BARTHES, Roland. Inéditos. Vol. 3 ”“ Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Roland Barthes).98-121pp.
_______________. A Câmara Clara. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
CATALÃ, Josep Maria. GOMBRICH, E. H. Los Usos de las imágenes. Estúdios sobre la función social del Arte y la comunicaión visual. Barcelona: Debate, 2003.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1990. p. 7-89.
CHARTIER, Roger. “o livro à leitura. In: CHARTIER, Roger (org). Práticas de Leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001. p. 77 ”“ 105.
FERREIRA, Giovandro. Uma proposta metodológica para o estudo da imprensa a partir das mutações problemáticas da análise do discurso. Revista de Economia Poliria de Lãs Tecnologias de la Información y Comunicación. Vol III, nº 1, ene ”“ abr. 2006. Capturado em www.eptic.com.br em 10/2/2006.
FERREIRA, Giovandro Marcus. Da imagem à fotografia no suporte de imprensa: um percurso em busca da discursividade. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 27, 2004. Porto Alegre. Anais São Paulo: Intercom. Capturado em 12/2/2006.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. 82 pp.
GOMBRICH, E. H. Arte e Ilusão. Um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
GONÇALVES, Cássia Denise. O nome das coisas: Algumas considerações sobre a leitura de fotografias. Capturado www.stadium.iar.unicamp.br em 1º/5/2004.
METZ, Christian. Além da analogia, a imagem. ______________. A análise das Imagens. Seleção de ensaios da revista “Communications”. Petrópolis: Editora Vozes, 1973. (Tradução: Luiz Costa Lima e Priscila Vianna de Siqueira) 7-18pp.
MRAZ, John. Sebastião Salgado: maneiras de ver a América Latina. Capturado de www.stadium.iar.br/19 em 20.08.2005.
PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Fotojornalismo e discurso: o fotojornalismo no posicionamento discursivo do jornal “A Tarde”. Universidade Federal da Bahia. FACOM, Programa de Comunicação e Cultura Contemporânea, Salvador, 2004. Dissertação de Mestrado.
PEREIRA JÚNIOR, Nelson Soares. Discurso e Imagem: Possibilidades Metodológicas para uma Análise Discursiva do Fotojornalismo Contemporâneo. www.intercom.org. Capturado em 10/10/2005.
PINTO, Milton José. Enunciação e Imagem. In: PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. São Paulo: Hacker Editores, 1999. 32-39 pp.
RAMINELLI, Ronald. Imagens da Colonização (A representação do índio de Caminha a Vieira). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
SAMAIN, Etienne. Memórias antropológicas em torno de um algum fotográfico: fotografia, morte e história. Capturado de www.stadium.iar.unicamp.br/6 em 10.01.06.
SAMAIN, Etienne. Um retorno à Câmara Clara: Roland Barthes e a Antropologia Visual. In: SAMAIN, Etienne (org.) O fotográfico. 2ª edição. São Paulo: Hucitec / Editora Senac, 2005. 115-128pp.
SILVA, Márcio Renato Pinheiro da. Lição crítica: Roland Barthes e a semiologia do impasse. Alea. Vol. 7. nº. 1. Rio de Janeiro, Jan/ Junho, 2005.
VERGER, Pierre. Retratos da Bahia. Salvador, Editora Corrupio, 2002, 288pp.
VERÓN, Eliseo. Espacios públicos in imágenes. Capturado em 15/11/2005 http://www.bibiliteca.org.br/autor.asp?texto=e&offset=100.
_______________. Análise do „contrato de leitura”Ÿ: um novo método para os estudos de posicionamento dos suportes impressos”. (L´analyse du “contract de lecture”: une nouvelle methode pour lês études de posicionnement des supports presse), in Les médias ”“ experiences, recherches actuelles, applicationes. IREP, Paris: 1985. pp. 02-20. Tradução do original francês organizada em apostila pelo prof. Dr. Giovandro Ferreira para curso de Mídia e Discurso, PUC-RS, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).