Manoel Dantas: o sertão e os sertanejos no contexto republicano

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DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v23i43.52734

Mots-clés :

Primeira República, Sertão, Educação

Résumé

O presente estudo tem como objetivo analisar o conceito de sertão nos livros de Manoel Dantas produzidos no Rio Grande do Norte no período da Primeira República de 1918 a 1922, e assim, evidenciar a maneira encontrada pelo intelectual para instruir os sertanejos por meio do seu pensamento educacional. O autor ocupou cargos públicos, foi diretor da Instrução Pública, respondendo pela organização e investigação do que ocorria nesse setor. Esteve no cenário político, palco das mudanças que a sociedade passava, reestruturando suas tradições e costumes, pois novos saberes foram agregados à cultura do homem do sertão. Serviram de base neste estudo, os livros: Rio Grande do Norte – Ensaio Chorográphico (1918) e Denominação dos municípios – Rio Grande do Norte (1922). Para tanto, utilizamos a metodologia da pesquisa documental qualitativa.

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Maria da Luz Rodrigues, Universidade Federal do rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Professora da rede municipal de ensino de Caicó-RN; Professora Auxiliar da Educação Especial da rede estadual do Rio Grande do Norte. Mestranda em História dos sertões pelo Programa de Pós-graduação em História do CERES (PPGHC) - UFRN, Campus-Caicó.

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Publié-e

2024-09-02

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RODRIGUES, Maria da Luz. Manoel Dantas: o sertão e os sertanejos no contexto republicano. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 23, n. 43, p. 69–85, 2024. DOI: 10.26512/emtempos.v23i43.52734. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/52734. Acesso em: 19 oct. 2024.

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