O Iluminismo nos livros didáticos brasileiros

Autores

  • Guilherme Domingues Gonçalves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i26.14801

Palavras-chave:

Iluminismo. Livro Didático. Historiografia.

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um panorama do tema Iluminismo tal como é transmitido no Ensino Médio brasileiro. Para isso, serão analisados alguns livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Nessa análise, dialoga-se com a historiografia mais recente sobre o assunto, principalmente as linhas interpretativas que ganham força nos anos 2000.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História, sociedade e cidadania.1ª Ed. São Paulo: FTD, 2011.

CARVALHO, Flávio Rey de. Revisitando o iluminismo: contribuições para o estudo do caso português.Disponível em: http://revistatempodeconquista.com.br/documents/RTC5/FLAVIOREY.pdf.Acesso em 21 de fevereiro de 2013.

FARIA, Ricardo Moura; MIRANDA, Mônica Liz; CAMPOS, Helena Guimarães. Estudos de História: Ensino Médio.1ª Ed. São Paulo: FTD, 2010.

HIMMELFARB, Gertrude. Os caminhos para a modernidade.São Paulo: Realizações Editora, 2011.ISRAEL, Jonathan. O iluminismo radical.São Paulo: Mandras, 2009.

KNAUSS, Paulo. Por onde anda a História na atualidade da escola: ensino médio, livros didáticos e ensino de história. In. ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo e GONTIJO, Rebeca. A escrita da História escolar. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 293-308.

MIRANDA, Sonia Regina e LUCA, Tânia Regina. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. In Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 24, nº 48, p.123-144, 2004.

MUNAKATA, Kazumi. Deve os livros didáticos de história ser condenados?In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo e GONTIJO, Rebeca. A escrita da História escolar: memória e historiografia.Rio de Janeiro: FGV, 2009, p.281-292.

PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Novo olhar ”“História 2.1ª Ed. São Paulo: FTD,2011.OUTRAN, Dorinda. O Iluminismo.Lisboa: Temas e debates, 2001.

POCOCK, J.G.A. Barbarian and religion.Cambridge: Cambridge University Press, 2003. Vol.1.

SORKIN, David. The religious Enlightenment: protestants, jews and catholics from London to Viena.Oxford: Oxford University Press, 2008.

VILLALTA, Luiz Carlos. O livro didático de história no Brasil: perspectivas de abordagem. In Pós-História: Revista de Pós-Graduação em História (Unesp), (9): 39-59, Assis, 2001.

WITHERS, Charles W.J. Placing the englightenment: thinking geographically about the age os reason. Chicago e Londres: The Chicago University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

GONÇALVES, Guilherme Domingues. O Iluminismo nos livros didáticos brasileiros. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 26, 2015. DOI: 10.26512/emtempos.v0i26.14801. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14801. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê