O “Barroco” e os sermões vieirianos
algumas considerações sobre anacronismos e o fazer história
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i06.20179Palabras clave:
Barroco. Metodologia. Sermões. Vieira. Deleite. Utilidade.Resumen
Este artigo pretende demonstrar a insuficiência do termo “Barroco” para a explicação/análise dos sermões de Antônio Vieira, assim como de outras obras do século XVII. Considerando a insuficiência conceitual e o anacronismo do termo “Barroco”, o artigo expõe propostas de caminhos investigativos não somente para os sermões vieirianos, como para outras obras classificadas posteriormente à s suas épocas de produção.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Retórica , Livro II. Apud, HANSEN, João Adolfo. Agudezas Seiscentistas. São Paulo, FFLCH/USP, mimeo, 2002.
CROCE, Benedetto. Storia della Etá barroca in Italia. Pensamento, poesia, letteratura, vita morale. Bari: 1925.
GRACIAN, Baltasar. Agudeza y Arte de Ingenio. 4ª ed, Madrid: Espasa, 1957.
HANSEN, João Adolfo. 1° Simpósio Internacional de Arte e Cultura Barroca. Ouro Preto, julho de 1998.
HATZFELD, Helmut. Estudos sobre o Barroco.São Paulo: Editora Perspectiva / Editora Universidade de São Paulo, 1988.
KOSSOVITCH, Leon. Avessos da Estética, Revista Registro. Ano 4 , n.º 7, 1997.
MOURÃO, Rui. Boca de Chafariz .Vila Rica Editoras Reunidas. Belo Horizonte. 2ª edição. 1992.
MOUSNIER, Roland. Os séculos XVI e XVII ”“ História Geral da Civilizações . Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1995.
NOVINSKY, Anita. A inquisição, São Paulo, Brasiliense, 1990.
PÉCORA, Alcir. Teatro do Sacramento ”“ A unidade teológico-retórico-político dos sermões de Antônio Vieira. Campinas: editora da Unicamp e Edusp, 1994.
SÁ, Maria das Graças Moreira de. Sermões escolhidos do Padre Antônio Vieira, Lisboa, Ed. Biblioteca Ulisséia de Autores Portugueses. S/d. 3.ª edição.
SANTOS, Beatriz Catão Cruz. O Pináculo do Temp(l)o ”“ o sermão do Padre Antônio Vieira e o Maranhão do século XVII. Brasília: Ed. UnB, 1997.
SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura, Coimbra, Livraria Almedina, 1990.
TAPIÉ, Victor-Lucien. O Barroco, São Paulo, Cultrix, 1983.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história ”“ Foucault revoluciona a história. Brasília: Editora Unb, 1995.
VIEIRA, Antônio. “Sermão da Sexagésima” In:Obras Completas. Vol. I. Porto: Lello e Irmão,1951.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).