Moedas Bretãs na Idade do Ferro: A Influência de Filipe II da Macedônia na Construção da Cunhagem Celta
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v24i45.56431Palavras-chave:
Iconografia Monetária, Documentação Numismática, Ilhas BritânicasResumo
Este artigo examina as técnicas e símbolos empregados nas moedas celtas evidenciando a influência de cunhagens de imitação de moedas de Filipe II da Macedônia (final do século IV a.e.c.) na criação da cunhagem celta. A análise é conduzida sob a perspectiva metodológica da numismática por meio do quadro teórico da arqueologia histórica e dos estudos de cultura material que compreende
a classificação, tipologia e interpretação das moedas como fontes históricas. Este estudo observa, em particular, as representações de motivos iconográficos de divindades, cavalos, cavaleiros, bem como formas mais abstratas, explorando os seus significados no contexto das sociedades celtas insulares. O trabalho destaca como a introdução das técnicas e ideias de cunhagem mediterrâneas impactou a produção de moedas na Grã-Bretanha, evidenciando uma interação complexa entre diferentes culturas monetárias.
Downloads
Referências
BENDREY, Robin; LEACH, Stephany; CLARK, Kate. New light on an old rite: Reanalysis of an Iron Age burial group from Blewburton Hill, Oxfordshire. In:MORRIS, James; MALTBY, Mark. Integrating Social and Environmental Archaeologies: Reconsidering Deposition. Oxford: BAR Publishing, 2010.
CARLAN, Claudio Umpierre; FUNARI, Pedro Paulo. Moedas: A Numismática e o estudo da História. São Paulo: Annablume, 2012.
CHAPMAN, Malcom. The Celts: The construction of a myth. Londres: Macmillan,1992.
COELHO, Lincoln Mansur.; MARQUES, Adílio Jorge. The numismatics on antiquity as a developing element of historical consciousness. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 3, p.1-18. jan. 2020.
COLLIS, John. Celtic myths. Antiquity. Cambridge, v. 71 n. 271, p. 195-201, mar. 1997.
CREIGHTON, John. Coins and Power in the Late Iron Age Britain. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
CUNLIFFE, Barry. The Celts: A Very Short Introduction. [S. l.]: Oxford University Press, 2003.
DA COSTA, Lorena Lopes. A Falsificação e o Teatro Grego: Duas Faces da Mesma Moeda. Phoînix, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 43-58, 2016.
DE JERSEY, Philip. Celtic Coinage in Britain. Londres: Shire Publications, 1996.
GARROW, Duncan; GOSDEN, Chris. Technologies of Enchantment?: Exploring Celtic Art: 400 BC to AD 100. Oxford: Oxford University Press, 2012.
GREEN, Miranda. Animals in Celtic Life and Myth. Londres: Routledge, 2002.
GREEN, Miranda. Celtic art. Londres: Weidenfeld & Nicolson, 1996.
JAMES, Simon. Celts, politics and motivation in archaeology. Antiquity, Cambridge, v. 72, n. 275, p. 200-209, mar. 1998.
KEMMERS, Fleur; MYRBERG, Nanouschka. Rethinking numismatics. The archaeology of coins. Archaeological Dialogues, Cambridge, ano 1, v. 18, p. 87-108, 2011. DOI 10.1017/S1380203811000146
LINDUFF, Katheryn M. Epona : a Celt among the Romans. Latomus: Societe d’Etudes Latines de Bruxelles, [s. l.], v. 38, p. 817-837, 1979.
MATTINGLY, David. An Imperial Possession: Britain in the Roman Empire. Londres: Penguin Books, 2007.
MEGAW, John Vincent Stanley; MEGAW, M.Ruth. Ancient Celts and modern ethnicity. Antiquity, Cambridge, v. 70 n. 267, p. 175-181, mar. 1996.
MEGAW, John Vincent Stanley; MEGAW, M.Ruth. The mechanism of (Celtic) dreams?: A partial response to our critics. Antiquity, Cambridge, v. 72 s.n., p. 432-435, jun. 1998.
RUDD, Chris. Ancient British Coins. Norwich: Chris Rudd Norwich, 2010.
TÁCITO. Complete Works of Tacitus. Tradução: Alfred John Church e William Jackson Brodribb. Nova York: Random House, 1942.
WADDELL, John. Equine Cults and Celtic Goddesses. EMANIA: Bulletin of the Navan Research Group, [s. l.], n. 24, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Em Tempo de Histórias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).