Como escrever uma resenha historiográfica

considerações teórico-metodológicas

Autores

  • Ricardo Marques de Mello Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i19.19880

Palavras-chave:

Resenha. Metodologia. Historiografia.

Resumo

Neste texto apresento algumas considerações teórico-metodológicas a respeito da produção de uma resenha de obra historiográfica. Primeiramente exponho os principais motivos pelos quais se escreve uma resenha acadêmica; em seguida apresento o que ela deve conter; e finalmente faço uma breve consideração acerca do seu destino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERTEAU, Michel de. “A operação historiográfica”. In: A Escrita da História. ”“ Rio de Janeiro: Forense, 2000.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História, v. 1, n. 1. mar. 1981.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História, v. 1 , n. 2. set. 1981.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História, v. 2, n. 3. mar. 1982.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História, v. 2, n. 4. set. 1982.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História, v. 3, n. 5. mar. 1983.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 3, n. 6. set. 1984. Dossiê: À Lucta, Trabalhadores!

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 4, n. 7. set. 1984. Dossiê: ¿Hay Gobierno?

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 5, n. 8/9. set. 1984/ abr. 1985. Dossiê: Cultura & Cidades.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 5, n. 10. mar./ ago. 1985. Dossiê: Produção & Transgressões.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 6, n. 11. set. 1985/ fev. 1986. Dossiê: Sociedade & Trabalho na História.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 6, n. 12. mar./ ago. 1986. Dossiê: Terra & Poder.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 7, n. 13. set. 1986/ fev. 1987. Dossiê: Cultura & Linguagens.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 7, n. 14. mar./ ago. 1987. Dossiê: Instituições.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 8, n. 15. set. 1987/ fev. 1988. Dossiê: Sociedade & Cultura.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 8, n. 16. mar./ ago. 1988. Dossiê: Escravidão.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 9, n. 17. set. 1988/ fev. 1989. Dossiê: Família e Grupos de Convívio.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 9, n. 18. ago./ set. 1988. Dossiê: A Mulher no Espaço Público.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 9, n. 19. set. 1989/ fev. 1990. Dossiê: História em Quadro-Negro. Escola, Ensino e Aprendizagem.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 10, n. 20. mar./ ago. 1990. Dossiê: Reforma e Revolução.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 11, n. 21. set. 1990/ fev. 1991. Dossiê: América, Américas.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 11, n. 22. mar./ ago. 1991. Dossiê: Estruturas Agrárias e Relações de Poder.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 12, n. 23/24. set. 1991/ ago. 1992. Dossiê: Política & Cultura.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 13, n. 25/26. set. 1992/ ago. 1993. Dossiê: Memória, História, Historiografia. Ensino de História.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 14, n. 27. 1994. Dossiê: Brasil 1954-1964.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Marco Zero, v. 14, n. 28. 1994. Dossiê: Espaço Plural.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Editora Contexto, v. 15, n. 29. 1995. Dossiê: Representações.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Editora Contexto, v. 15, n. 30. 1995. Dossiê: Historiografia. Propostas & Práticas.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Editora Contexto, v. 16, n. 31/32. 1996. Dossiê: Confrontos e Perspectivas.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Editora Unijuí, v. 17, n. 33. 1997. Dossiê: Biografia, biografias.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 17, n. 34. 1997. Dossiê: Travessia: Migrações.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 18, n. 35. 1998. Dossiê: arte e linguagens.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 18, n. 36. 1998. Dossiê: Ensino de História: Novos Problemas. Do Império de Portugal ao Império do Brasil.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 19, n. 37. 1999. Dossiê: infância e adolescência.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 19, n. 38. 1999. Dossiê: identidades/ alteridades.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 20, n. 39. 2000. Dossiê: Brasil, Brasis.

Rev. Bras. de Hist. São Paulo: Associação Nacional dos Professores Universitários de História/ Humanitas Publicações, v. 20, n. 40. 2000. Dossiê: Estado e Controle Social.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

MELLO, Ricardo Marques de. Como escrever uma resenha historiográfica: considerações teórico-metodológicas. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 19, p. 36–47, 2012. DOI: 10.26512/emtempos.v0i19.19880. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19880. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.