"Anchieta, José do Brasil"
cinema, representação e memória em tempos de ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19915Palabras clave:
Anchieta. Cinema Novo. Ditadura Militar.Resumen
O presente artigo analisa o filme Anchieta, José do Brasil, de 1977, vinculando-o aos contextos de sua proposição, produção e exibição. Procura-se, sobretudo, desvendar as representações e a memória que o filme veiculou sobre o missionário jesuíta José de Anchieta ”“ que teve um dia instituído em sua homenagem pelo presidente Humberto Castelo Branco, em 1965 ”“, relacionando-as com o projeto de Estado e com a moral defendida pelo regime militar.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. 150p.
ALVIM, Davis M., COSTA, Ricardo. Anchieta e as metamorfoses do imaginário medieval na América portuguesa. Revista Ágora, Vitória, n.1, 2005, p. 1-19
AMARAL, Álvaro do. O Padre José de Anchieta e a Fundação de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1971. 550p.
ANCHIETANA. 1965. Comissão Nacional para as Comemorações do ”•Dia de Anchieta”–. São Paulo: Gráfica Municipal/Divisão do Arquivo Histórico/Prefeitura do Município de São Paulo. 447p.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2003. 335 p.
BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na sala de aula ”“ a reconstrução do cotidiano. 2008. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/barcala-valter-cinema-na-sala-de-aula.pdf>.. Acesso em: 02/12/2009.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: proposta para uma história. Rio de janeiro, Paz e Terra, 1979. 336p.
BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a História? In: NOVAES, Adauto (org). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano e Senac/Rio, 1979. 486p.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Novo, anos 60-70: A questão religiosa. In: SCHWARTZ, Jorge, SOSNOWSKI, Saúl (orgs.). BRASIL: o trânsito da memória. São Paulo: EDUSP, 1994. 226p.
CALABRE, Lia. Políticas Culturais no governo militar: O Conselho Federal de Cultura. XIII Encontro de História Anpuh-Rio ”“ Identidades. Disponível em <http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212692933_ARQUIVO_Anpuh2008.pdf>. Acesso em: 05/11/2009
FERRO, Marc. Cinema e historia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 143 p.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 68p.
MALAFAIA, Wolney Vianna. Deus e o Diabo no Cinema Novo: Religiosidade e Messianismo a 24 Quadros. Anais do VIII Encontro Regional de História, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em . Acesso em: 07/08/2008
NEVES, David E. Telégrafo visual: crítica amável de cinema. São Paulo: Ed. 34, 2004. 380p.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto história. SP, n.10, dez. 1993. [Revista do programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História PUCSP].
OLIVEIRA, Lucia Lippi. A construção do herói brasileiro de ontem e de hoje. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História Cultural: Experiências de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 130p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: Visões literárias do urbano: Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 1999. 393p.
RODRIGUES, João Carlos. Viajando com Lúcio, Otávio e Saraceni. Revista MnemoZine. Publicado em: 28/08/2000 Disponível em: <http://www.mnemocine.com.br/cinema/crit/viajanterodrigues.htm>. Acesso em: 05/11/2009.
ROSSINI, Miriam de Souza. Xica da Silva e a luta simbólica contra a ditadura.
Revista eletrônica ”•Olho da História”– nº 4, 1997. Disponível em: <http://www.oolhodahistoria.ufba.br/edit4.html>. Acesso em: 21/08/2008
SARACENI, Paulo César. Por dentro do cinema novo: minha viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. 397p.
SIMONARD, Pedro. Origens do Cinema Novo: A Cultura Política dos anos 50 até 1964. Revista de Ciência Política Achegas.net Nº9. Disponível em: <http://www.achegas.net/numero/nove/pedro_simonard_09.htm>. Acesso em: 14/07/2009.
VIOTTI S.J., Hélio Abranches. Anchieta: O Apóstolo do Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1980. 340p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).