Ensino de História e a Temática Indígena

o uso do cinema na sala de aula

Autores/as

  • Laís Alves Sanchez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19840

Palabras clave:

Cinema. Ensino de História. História Indígena.

Resumen

A presença do cinema como recurso didático para o Ensino de História não é mais uma novidade nas discussões acadêmicas, mas ainda há muito o que ser debatido e pensado. O objetivo deste artigo é discutir o potencial didático deste recurso e incorporá-lo ao ensino de história dos povos indígenas através da análise do filme “Terra Vermelha”. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laís Alves Sanchez, Universidade de São Paulo

Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

ABUD, Katia M. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História.São Paulo: 22 (1), p. 183-193, 2003.

AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus Editora, 2003.

ADORNO, Teodor.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2006.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história cultura. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BITTENCOURT, C. M. F. “Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de História”. In: O Saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.

BURCH, N. A Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989). A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1997.

BRUZZO, Cristina. Filme Ensinante: o interesse pelo cinema educativo no Brasil. Pro-Posições. Campinas: v. 15, n. I (43) - jan./abr, 2004.

DAHER, Joseane Zanchi. Cinema de Ãndio: uma realização dos povos da floresta. Dissertação de mestrado (UFPR). Curitiba: 2007.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KAMINSKI, Rosane. “Yndio do Brasil, de Sylvio Back: história de imagens, história com imagens.” In: MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; KORNIS, M. (org). História e Documentário. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

LEGOFF, Jacques. “Documento/Monumento.” In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MONTEIRO, John. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

______________. “O desafio da História Indígena no Brasil.” In: SILVA, Aracy Lopes e GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (orgs). A Temática Indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 221.

MORETTIN, Eduardo Victorio. A representação da história no cinema brasileiro (1907-1949). Anais do Museu Paulista. São Paulo : v. 5, n. 1, 1997.

_____________ Cinema Educativo: Uma abordagem histórica. Comunicação e Educação, São Paulo (4): 13 a 19, p.16, set./dez. 1995.

_______________. “O cinema como fonte documental na obra de Marc Ferro”. IN: CAPELATO, M.H. [et AL.]. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007.

MORIN, Edgar. “O cinema ou o homem imaginário.” In: Ensaio de Antropologia. Lisboa: Grande Plano, 1997.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção (orgs). Cinema-História: teoria e representações sociais do cinema. 2 ed., Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

PESAVENTO, Sandra J. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

QUEIROZ, Glória R. P.C. “Acesso ao conhecimento científico pela mídia e ambientes não escolares em uma nova situação educacional.” In: XV ENDIPE. Coleção Didática e Prática de Ensino. Convergências e tendências do campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Juliano Gonçalves da. O Ãndio no Cinema Brasileiro e o Espelho Recente. Dissertação de mestrado (Unicamp). Campinas, 2002.

XAVIER, I (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, Embrafilmes, 1983.

__________.O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência.3ª Edição, São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Filmografia

Terra Vermelha ”“ Birdwatchers/ La terra degli uomini Rossi - BRA/ITA, 2008, cor, 108’

Publicado

2013-03-01

Cómo citar

SANCHEZ, Laís Alves. Ensino de História e a Temática Indígena: o uso do cinema na sala de aula. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 21, p. 96–108, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i21.19840. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19840. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.