O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin

Autores/as

  • André Wagner Rodrigues Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14872

Palabras clave:

Ensino de História. Edgar Morin. Transdisciplinaridade

Resumen

Esse texto apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica que teve como objeto investigar possíveis contribuições do pensamento transdisciplinar de Edgar Morin para as ciências históricas. Acreditamos, depois do estudo realizado, que suas ideias indicam um novo paradigma para se pensar a História enquanto campo de conhecimento e disciplina escolar. É notável sua preocupação em buscar na História referências para fundamentar suas análises em torno dos problemas sociais, políticos, econômicos, culturais, ecológicos, éticos e estéticos que irrompem no tempo presente. Para isso, abordaremos o que muitos estudiosos chamam de “Neo-Humanismo” no pensamento de Morin. Pensamos que suas ideias podem oferecer subsídios para se pensar em propostas curriculares e metodológicas alternativas para o ensino de História, assim como, possibilidades norteadoras de soluções para a reversão dos malefícios orquestrados pelo ritmo informacional e tecnológico da sociedade contemporânea e sua tradição educacional que separa, disjunta e compartimenta os saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Cleide. e PETRAGLIA, Isabel (orgs.). Estudos de Complexidade. São Paulo: Xamã, 2006.BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História:fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

ALMEIDA, Cleide. e PETRAGLIA, Isabel.(org.) O saber Histórico na sala de aula.11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

CARVALHO, Adalberto Dias de. Morin e a Renovação do Humanismo. Revista de Ciências, Letras e Filosofia da Universidade do Porto. Lisboa: 1987.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita:repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

MORIN, Edgar. Cultura e barbárie européias. Tradução de Daniela Cerdeira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar e KERN, Anne Brigitte. Terra Pátria. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar, BOCCHI, Gianluca e CERUTTI, Mauro. Os problemas do fim do século. Tradução de Cascais Franco. Lisboa: Editorial Notícias, 1991.

MORIN, Edgar, CIURANA, Emilio Roger e MOTTA, Raul Domingo. Educar na era planetária:O pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RODRIGUES, André Wagner. A História através de conceitos: metodologias e práticas de ensino voltadas a uma Educação para o pensar. São Paulo: Andreolli, 2009.

RODRIGUES, André Wagner. História, historiografia e ensino de História em relação dialógica com a Teoria da Complexidade. Rio de Janeiro: Multifoco, 2011

Publicado

2013-12-18

Cómo citar

RODRIGUES, André Wagner. O ENSINO DE HISTÓRIA EM BUSCA DE NOVAS REFERÊNCIAS: Considerações sobre o pensamento de Edgar Morin. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 23, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i23.14872. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14872. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.