Sob os signos do poder
a cultura objetificada das joias de crioulas afro-brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i22.19790Keywords:
Brazilian Colonial Period, Jewelry of the Brazilian Crioula, HybridizationAbstract
The jewels have always been present since ancient times of civilizations. And during the Brazilian Colonial Period made the iconic "jewelry of the Brazilian Crioula" representing more than simple objects of jewelry, they have become documents that witness power dynamics, negotiation and subversion order to break the power. Meaning also the maintenance of culture, preservation of self-esteem of users; conquest of freedom, besides being a possible resumption of their ethnic roots. These jewels are representative of our cultural identity, this would be a testimony of our history, which over time and with an alleged mass, received the symbol of the concept of "Black Brazil." However, the peculiar symbolism of each of these jewels were lost, reaching the contemporary universe as "popular beliefs" annihilating their vast mystical-religious functions, among others.
Downloads
References
ALVES, Adriana Dantas Reis. As mulheres negras por cima. O caso de Luzia jeje. Escravidão, família e mobilidade social. 262f. Tese (Doutorado em História) ”“ Universidade Federal Fluminense, Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Niterói, 2010.
BITTENCOURT, Renata. Modos de negra, modos de branca: o retrato “baiana” a imagem da mulher na arte do século XIX. 182f. Dissertação (Mestrado em História da Arte e da Cultura) ”“ Universidade Estatual de Campinas, Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2005.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas.Trad. Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4. Ed. São Paulo: EDUSP, 2006.
CORRÊA, Aureanice de Mello. Territorialidade e Simbologia: o corpo como suporte sígnico, estratégia do processo identitário da Irmandade da Boa Morte. Disponível em: <http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/13%20Aureanice%20de%20Mello%20Correa.pdf> Acessado em: 18 de Agosto de 2010.
CUNHA, Laura; MILZ, Thomas. Joias de crioula. São Paulo: Editora Terceiro Nome, 2011.
FACTUM, Ana Beatriz Simon. Joalheria escrava baiana: a construção histórica do design de jóias brasileiro. 355f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) ”“ Universidade de São Paulo, Design e Arquitetura, São Paulo, 2009.
FARIA, Sheila de Castro. Mulheres forras-riqueza e estigma social. Disponível em:
< http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=167018237005> Acessado em: 20 de Julho de 2013.
GIL, Santiago Alcolea e colaboradores. Artes Decorativas III: As artes decorativas aplicadas à indumentária e ao ornamento pessoal. Rio de janeiro: Edições Del Prado, 2006.
GOLA, Eliana. A jóia: história e design. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
HOUAISS. Disponível em: <http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=mucama&stype=k.> Acessado em: 10 de Novembro de 2012.
JANUÁRIO, Erlaine Aparecida. Jóias de adorno, como investimento e de devoção. Disponível em:
<http://www.ichs.ufop.br/memorial/trab/h8_4.pdf> Acessado em: 19 de Agosto de 2010.
LODY, Raul. Jóias de axé: fios de conta e outros adornos do corpo a joalheria afro-brasileira. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MAGTAZ, Mariana. Joalheria Brasileira: do descobrimento ao século XX. 1º Ed. São Paulo: Editora Mariana Magtaz, 2008.
MOTT, Luiz. De escravas à Senhoras. Disponível em: <http://www.ub.edu/afroamerica/EAV2/mott.pdf> Acessado em: 18 de Setembro de 2012.
PAIVA, Eduardo França. Escravidão e universo cultural na colônia: Minas Gerais, 1716-1789. Belo Horizonte: UFMG, 2001.
REIS, João José. Rebelião escrava no Brasil: a história do levante dos malês em 1835. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SILVA, Maciel Henrique Carneiro da. História social do trabalho e história das mulheres:
percursos da historiografia brasileira. Disponível em:
<http://www.revistahistorien.com/05%20HIST%C3%93RIA%20SOCIAL%20DO%20TRABALHO%20E%20HIST%C3%93RIA%20DAS%20MULHERES%20PERCURSOS%20DA%20HISTORIOGRAFIA%20BRASILEIRA.pdf> Acessado em: 20 de Julho de 2013.
SILVA, Simone Trindade Vicente da. Joias Crioulas. São Paulo: Instituto Victor Brecheret, 2012 (Catálogo: Coleção Museu Carlos Costa Pinto).
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Trad. Angela Lobo de Andrade. 13. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
VERGER, Pierre Fatumbi. Artigos. São Paulo: Corrupio, 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).