Fotografia e Integração

o indígena civilizado nas lentes do Serviço de Proteção ao Índio

Autores

  • Paulo Humberto Porto Borges UNIOESTE/PR
  • Liliam Faria Porto Borges UNIOESTE/PR

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i19.19881

Palavras-chave:

Fotografia. Representação. História. SPI. Integração

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a fotografia como documento histórico a partir das imagens elaboradas pelo Serviço de Proteção ao Índio em pleno Estado Novo de Getulio Vargas. O trabalho busca demonstrar o importante papel do trabalho e a educação escolar como formas privilegiadas de integrar o indígena a economia nacional por meio das representações imagéticas realizadas pelo fotógrafo do SPI Heinz Foerthmann em meados de 1943. Estas imagens ”“ a luz de seu contexto sócio-histórico ”“ se transformam em dados fundamentais para a discussão sobre o papel integrador dos agentes do SPI. As imagens analisadas neste trabalho são oriundas de um ensaio fotográfico do documentalista alemão Heinz Foerthmann realizado em 1943 nas comunidades indígenas de Icatú e Nimuendaju, interior de São Paulo. Neste período o órgão oficial indigenista organizou várias exposições em todo Brasil, com o sentido de demonstrar a população brasileira os avanços da civilização junto aos povos indígenas. Estas imagens enquanto documentos históricos de sua época, são mais do que simples registros, mas, nos permitem desvelar as políticas de assimilação do Estado brasileiro em relação aos seus povos originais.

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

BORGES, Paulo Humberto Porto; BORGES, Liliam Faria Porto. Fotografia e Integração: o indígena civilizado nas lentes do Serviço de Proteção ao Índio. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 19, p. 48–77, 2012. DOI: 10.26512/emtempos.v0i19.19881. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19881. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

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