A casa, o jardim e a rua no Brasil do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20061Palavras-chave:
Casa. Rua. Jardim.Resumo
Este trabalho tem como ponto de partida a obra Sobrados e mucambos de Gilberto Freyre, como fonte documental os relatos dos viajantes, e como objeto de estudo a casa, o
jardim brasileiro e a rua do século XIX. Trata das transformações pelas quais passaram a arquitetura e esses espaços livres ao longo do oitocentismo, contrapondo os sobrados de dois, três e quatro pavimentos, erguidos no alinhamento dos lotes, sem recuo frontal ou lateral, com seu “jardim-horta-pomar” situado no recuo posterior, aos sobrados de fins do século, projetados sob clara influência européia, com jardins ornamentais dissociados das hortas e pomares, dispostos no recuo frontal ou lateral. Trata, ainda, das alterações da rua: o processo de calçamento do leito carroçável e dos passeios junto à s construções, o início da iluminação pública e os primórdios da arborização urbana no Brasil, ressaltando a inter-relação entre as mudanças internas e externas ao lote urbano, que iriam contribuir significativamente para a transformação da paisagem da cidade brasileira do período.
Downloads
Referências
BUFFORD, Robert. Description of a view of the city of St. Sebastian, and bay of Rio de Janeiro (1823). London: J. And C. Adlard, Bartholomew Close, 1827.
DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil (1768-1848). Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Edusp, 1978.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos. 16.ed. São Paulo: Global, 2006.
GARDNER, George. Viagem ao interior do Brasil. Trad. Milton Amado. São Paulo: Edusp, 1975.
GRAHAM, Maria. Diário de uma viagem ao Brasil e de uma estada nesse país durante parte dos anos de1821, 1822 e 1823. São Paulo: Edusp, 1990.
KIDDER, Daniel. Reminiscências de viagens e permanências nas províncias do Sul do Brasil: Rio de Janeiro e província de São Paulo. São Paulo: Edusp, 1980.
MAWE, John. Viagens ao interior do Brasil. Trad. Selena Benevides Viana. São Paulo: Edusp, 1978.
POHL, João Emanuel. Viagem ao interior do Brasil. Trad. Milton Amado. São Paulo: Edusp, 1976.
REIS FILHO. Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem à província de São Paulo. Trad. Regina Regis Junqueira. Sâo Paulo: Edusp, 1976.
SPIX, Johann Baptiste von & MARTIUS, Carl Friedrich Philipp von. Viagem pelo Brasil: 1817-1820. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
VAUTHIER, L. L. “Casas de residência no Brasil”. In: Arquitetura civil I. São Paulo: FAUUSP: MEC-IPHAN, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).