O Holocausto como aprendizagem: As particularidades do filme “La Vita é bella” traduzidos em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14821Palavras-chave:
Holocausto. Ensino-aprendizagem. Cinema-História.Resumo
O presente artigo tem por intento abordar de forma sucinta uma possível utilização do filme La Vita é Bella em sala de aula. Através do filme é possível abordar o Holocausto de uma maneira instigante e compreensível no que diz respeito a alguns aspectos em destaque na História sobre o tema. Dessa forma, este trabalho traz em seu cerne, dados sobre o tema holocausto, sua relevância como estudo nos livros didáticos de história e por fim, um singelo modelo de utilização do filme em sala de aula.
Downloads
Referências
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História ”“Sociedade & Cidadania.9º ano ”“São Paulo: FTD, 2009.
BRAICK, Patrícia Ramos. Mota, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª.ed. 9º ano ”“São Paulo: Moderna, 2006.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Nazismo e Antissemitismo, teorias e práticas da exclusão. In: Anais da IV Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. "A Arte de ensinar e lembrar a História do Holocausto", São Paulo: USP, 2007.
LA VITA é bella. Direção: Roberto Benigni. Imagem Filmes, 1997. 1 DVD (116min), son., color.
MILMAN, Luis. O Holocausto: verdade e preconceito. Espaço Acadêmico. Disponível em: http://www.espaçoacademico.com.br/043/43cmilman.htm. Acesso em: 29 dez. 2013.
REGERT, Vera Silveira. Releiturada História do Holocausto por meio da escritura autobiográfica das vítimas. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF20/ARTIGO_13_Vera_Silveira_Regert_FENIX_JUL_AGO_SET_2009.pdfAcesso em: 09 jan. 2014.
SANTIAGO, Pedro. CERQUEIRA, Célia. PONTES, Maria Aparecida. Por dentro da História. 3. 1ª Ed. ”“São Paulo: Edições Escala Educacional S/A, 2010.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. História: Volume único. 1ª Ed. ”“São Paulo: Ática, 2005.
Vários Autores. Projeto Araribá: história Ensino fundamental. 9º ano. 2ª Ed. ”“São Paulo: Moderna, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).