Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s)

Auteurs-es

  • Ana Crelia Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Literatura e educação literária. Formação do leitor literário. Leitura em voz alta. Leitura compartilhada.

Résumé

As condições de acesso à leitura literária não são muito favoráveis no contexto brasileiro. Promovendo acesso esporádico ao texto, muitas vezes a escolarização prende-se mais à tarefa de ensinar sobre a literatura do que promover o encontro do leitor com o texto. Este artigo traz algumas reflexões acerca do ensino de literatura na escola, das dicotomias que pautam esse processo, e defende a leitura em voz alta como eficiente estratégia para promover a experiência estética em sala de aula e o compartilhamento das possibilidades de leitura do texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Aula aberta sobre Guimarães Rosa. Disponível em: <http://www.unirio.br/news/201cquando-escrevia-ele-mergulhava-na-propria-obra201d-diz-filha-de-joao-guimaraes-rosa-em-aula-aberta-sobre-o-escritor>. Capturado em 16 de maio de 2016.

Bajour, Cecilia. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

Bondía, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan./mar. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Capturado em 20/10/2015.

Calvino, Ãtalo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Candido, Antonio. Discurso de paraninfo. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades, Ed. 34, 2002.

___________. O direito à literatura. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

Jean, Georges. A leitura em voz alta. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

Machado, Ubiratan. A vida literária no Brasil durante o Romantismo. Rio de Janeiro: Tinta Negra, 2010.

Petit, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2009.

Reis, O. de Souza. A leitura oral. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1921.

Todorov, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

Zumthor, Paul. Performance, recepção e leitura. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-27

Comment citer

Dias, A. C. (2016). Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Revista Cerrados, 25(42), 210–228. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25333

Numéro

Rubrique

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.