Por uma Formação Crítica e Engajada de Tradutores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36372

Palabras clave:

Formação de tradutores. Terrenos sensíveis. Abordagem narrativa da interação. Engajamento político-social. Trabalhos de conclusão de curso em tradução.

Resumen

Pode ou deve o tradutor engajar-se política e socialmente em suas traduções ou em seus trabalhos acadêmicos em tradução? Em que medida tradutores e intérpretes, incluindo aqueles que estão em formação, refletem sobre a natureza ideológica do conhecimento que produzem e seus efeitos para a sociedade? Partindo da problematização dessas questões, que diz do próprio lugar social e político do profissional da tradução, defendemos que uma visão crítica da prática tradutória e o engajamento ”“ capazes de resultar em ações emancipatórias e de resistência ”“ devem ser exercitados desde a graduação. Afinal os aspectos cognitivo, afetivo, social e político interrelacionam-se continuamente no sujeito em formação. Propomos, assim, um observatório da pesquisa inicial em tradução ”“ aquela realizada por graduandos ao final da graduação ”“ que se apoia na concepção de terrenos sensíveis, conceito tomado da antropologia francesa, e na abordagem narrativa da interação aplicada à tradução (Mona Baker) e, para nós, também ao trabalho acadêmico. Ao atualizarmos os dados levantados pelo observatório (que cobrem o período de 2016 a 2019), apontamos em resumos e introduções de TCCs a maneira como os estudantes se posicionam em relação a temas sensíveis, seja por escolhas da tradução de uma obra ou autor(a), seja em razão de como problematizam questões atinentes a práticas tradutórias e a traduções, o que funciona como um termômetro para o que, enquanto formadores, temos fomentado nas instituições de ensino superior brasileiras.          

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Biografía del autor/a

Márcia Moura da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora (2013) e Mestre (2009) em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Letras-Habilitação Trad/Intérprete - Port/inglês (1984) pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Realizou pesquisa de pós-doutorado (2015-2016) na Universidade Federal de Santa Catarina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Sandra Loguercio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Sciences du langage (2013) pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, França. Mestre em Letras (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Francês-Português (2001) pela mesma instituição. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 

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Publicado

2021-11-17

Cómo citar

SILVA, Márcia Moura da; LOGUERCIO, Sandra. Por uma Formação Crítica e Engajada de Tradutores. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 10, n. 4, p. 01–24, 2021. DOI: 10.26512/belasinfieis.v10.n4.2021.36372. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/36372. Acesso em: 8 nov. 2024.

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