Agora que a Titi se foi

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27526

Palabras clave:

Lilia Lardone Literatura argentina. Contos. Tradução. Mulheres.

Resumen

Condensando várias décadas, “Agora que a Titi se foi” articula complexos jogos temporais em relação à vida da protagonista, da sua família e da história argentina. Inicialmente, nos anos 60, vislumbra-se a infância de duas mulheres: “Titi”, presente no título e nomeada recorrentemente nas páginas do conto, e sua irmã, a narradora que não chegamos a conhecer o nome. Em seguida, tendo como pano de fundo os anos de maior violência da ditadura argentina, ambas são retratadas em plena adolescência. Por fim, relata-se a desconcertante descoberta da maturidade num cenário em que muitos dos personagens se foram, mas cujos fantasmas insistem em aparecer.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Ginane Bezerra, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Sociais (1996) pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2003) e Doutor (2009) em Sociologia pela mesma instituição. Realizou pesquisa pós-doutoral (2019) na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Professor adjunto IV na Universidade Federal do Paraná. Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Curitiba, Paraná, Brasil.

Citas

LARDONE, Lilia. Ahora que la Titi no está. Vidas de mentira y otros relatos. Córdoba, Argentina: Babel, 2003.

Publicado

2020-03-31

Cómo citar

GINANE BEZERRA, Rafael. Agora que a Titi se foi. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 2, p. 245–251, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n2.2020.27526. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/27526. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.