Viajando pelas emoções: encenando o erótico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v9.n5.2020.29635

Palavras-chave:

Corporificação. Encontro. Conexão. Resposta Emocional. Sensualidade. Performance.

Resumo

Este artigo discute a tradução para a performance como um esforço humanista impulsionado pelo desejo de conexão com a alteridade. A partir das ideias de Gabriel Marcel, Georges Bataille e Slavoj Žižek, entre outros, ele descreve a tradução teatral nos termos de uma nostalgia pelo humano ausente, como uma prática preocupada em recuperar a conexão perdida, uma continuação do ser que vai além dos limites e restrições do racional. Nesse sentido, argumenta que há algo comum à promessa mantida pela tradução e pela experiência erótica. Em última análise, talvez o que acenda essa promessa seja o contraste com a posse de si mesmo, o antídoto para nosso modo descontínuo de existência como indivíduos definidos e separados.

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Biografia do Autor

David Johnston, Queen’s University

Professor de Estudos Hispânicos na Queen’s University, Belfast, onde também supervisiona programas de tradução nos níveis de mestrado e doutorado. Queen’s University, School of Arts, English and Languages, Centre for Translation and Interpreting. Belfast, Úlster, Irlanda do Norte.

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Publicado

31-10-2020

Como Citar

JOHNSTON, David; FRIO, Fernanda Saraiva. Viajando pelas emoções: encenando o erótico. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 9, n. 5, p. 247–268, 2020. DOI: 10.26512/belasinfieis.v9.n5.2020.29635. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/29635. Acesso em: 21 nov. 2024.

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