LINGUÍSTICA DE CORPUS NO BRASIL, ONTEM E HOJE:
UMA ENTREVISTA COM STELLA ESTHER ORTWEILLER TAGNIN
DOI:
https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v6.n1.2017.11424Palavras-chave:
Tradução, Estudos da TraduçãoResumo
Quando fui fazer minha prova e entrevista de seleção para a agora inexplicavelmente extinta Especialização de Longa Duração em Tradução da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre de 1999, foi que encontrei, pela primeira vez, a Profa. Stella. De alguns alunos que esperavam do lado de fora da sala de entrevistas, onde ela e mais dois ou três docentes do Departamento de Letras Modernas conversavam com cada um dos aprovados na prova teórica, ouvi vários comentários do tipo: “só reza para não cair com aquela mulher!”. “Aquela mulher” era a Profa. Stella “Rotweiller” Tagnin, cuja fama de brava e exigente corria à boca miúda pelos corredores da FFLCH.
Downloads
Referências
BERBER SARDINHA, T. e G. M. BARCELLOS ALMEIDA (2008). A Lingüística de Corpus no Brasil. In: TAGNIN, S. E. O. & O. A. VALE (Eds.). Avanços da Linguística de Corpus no Brasil. São Paulo: Humanitas, pp. 17-40.
TAGNIN, S. E. O. (2013). O jeito que a gente diz: Combinações consagradas em inglês e português. Barueri, SP: Disal Editora.
TAGNIN, Stella E. O.; BEVILACQUA, Cleci R. (Orgs.) (2013). Corpora na terminologia. Editora: HUB Editorial, p. 63-85.
TEIXEIRA, E.D. and S.E.O. TAGNIN (2008). Vocabulário para Culinária inglês/português. Série Mil e Um Termos. São Paulo: SBS.
VIANA, Vander; TAGNIN, Stella E. O. (orgs.) (2010). Corpora no ensino de línguas estrangeiras. São Paulo: Hub Editorial, 375 p.
VIANA, Vander e Stella TAGNIN (Orgs.) (2015). Corpora na tradução. São Paulo: HUB Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Dado ao acesso público desta revista, os textos são de uso gratuito, com obrigatoriedade de reconhecimento da autoria original e da publicação inicial nesta revista
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. As contribuições publicadas são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
Os autores, ao submeterem trabalhos para serem avaliados pela revista Belas Infiéis, mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).