Mapeamento das competências gerenciais necessárias aos gerentes das unidades de informação dos tribunais superiores do poder judiciário brasileiro
Palavras-chave:
bibliotecas jurídicas, competências gerenciais, enfoque sistêmico, gestão de unidades de informação, poder judiciário, tribunais superioresResumo
O objetivo da pesquisa foi mapear as competências gerenciais necessárias aos gerentes das unidades de informação (UI) dos Tribunais Superiores do Poder Judiciário Brasileiro. Para o embasamento teórico, o enfoque sistêmico foi utilizado como base para a compreensão do ambiente organizacional em que as UIs atuavam, ao considerar o sistema organizacional maior (Poder Judiciário), os sistemas organizacionais intermediários (Tribunais Superiores) e os sistemas organizacionais específicos (UI). A abordagem foi qualitativa e também quantitativa para complementação da análise dos dados coletados. A pesquisa de campo foi divida em duas partes. A primeira visava analisar os sistemas organizacionais para descrever o contexto ambiental, definir as características das UIs e identificar as competências organizacionais das UI e as competências gerenciais necessárias ao cumprimento de suas competências organizacionais. As técnicas utilizadas na primeira parte da pesquisa de campo foram análise documental, observação de websites e entrevistas para coletar junto aos gerentes os dados sobre as competências gerenciais que eles possuíam e julgavam necessárias. Na segunda parte foram validadas as competências gerenciais identificadas na primeira etapa da pesquisa de campo, por meio de questionários enviados a especialistas selecionados segundo critérios pré-determinados. As competências identificadas foram classificadas de acordo com os conhecimentos, habilidades e atitudes dos gerentes. Um total de 92 sentenças de competência gerencial foi validado pelos especialistas como necessárias aos gerentes das UI dos Tribunais Superiores, o que possibilitou o mapeamento final. Por fim, foram apresentadas a conclusão e as recomendações e sugestões para estudos futuros.
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