Informação em rede e o direito à informação

Autores

  • Juliana Fachin Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Nelma Camelo de Araujo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v8.n2.2015.2083

Palavras-chave:

Esfera pública;, Representatividade social;, Redes sociais

Resumo

Essa reflexão apresenta a questão do direito à informação nas redes sociais, com base em autores interdisciplinares, nas áreas de sociologia, comunicação, administração e informação. Aponta a esfera pública e suas ações, bem como a representatividade social e o acesso à informação disponível nas redes sociais. Tece considerações sobre o direito de opinião pública na mobilização no sentido de caminhos alternativos para o acesso a informação. A discussão permeia a ação governamental, as reivindicações sociais no que diz respeito ao acesso informacional e a influência do mercado nas tomadas de decisões por parte das ações públicas governamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Fachin, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação, nos seguintes temas: Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Índice, Tabela de Temporalidade, Gerenciamento Eletrônico de Imagens, Fluxo de Informação, Plataforma Lattes, Editoração Científica SEER/OJS. Participou como bolsista de apoio na INCT-IESP -Instituto Nacionais de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa:Núcleo de Santa Catarina. Recentemente desenvolveu pesquisas sobre o Acesso à Informação nos Arquivos Públicos Estaduais. Atualmente é Editora Assistente na Revista Ágora ISSN 0103-3557. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Instituto Biblion; Núcleo de Pesquisas e Estudos em Arquivos Contemporâneos UFSC; Esta desenvolvendo pesquisas sobre Gestão Documental voltada para a Transparência da Informação nas Instituições Públicas. Exerce a função de professor substituto no departamento de Ciência da Informação-CIN/UFSC. Desde 2012 atua na revista Ágora (http://agora.emnuvens.com.br/ra/) como Editora Assistente.

Nelma Camelo de Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Biblioteconomia (1990) e Especialização em Gestão Estratégica da Informação (2002) ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora de ensino superior da Universidade Federal de Alagoas no Curso de Biblioteconomia. Ex-Coordenadora do Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Senso em Arquivologia pela Universidade Estadual de Londrina, na qual foi professora Assistente B.Atua como editora assistente na Revista ÁGORA https://agora.emnuvens.com.br/ra . Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos da Comunicação e Uso da Informação, principalmente nos seguintes temas: Ética, , gestão de informação, ciência da informação, informação tecnológica, arquivologia, memória institucional e organizacional.

Ursula Blattmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (março de 2014 a fevereiro de 2015) sob supervisão do Professor Dr. Raimundo Nonato Macedo dos Santos, pesquisa "Análise da percepção do usuário do software Open Journal System em instituições de ensino e pesquisa no nordeste do Brasil: fluxo do processo de editoração sob aspectos dos editores de publicações periódicas científicas. Participa como autora e leitora de material didático para o Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na modalidade educação a distância da UFRJ em parceria com a CAPES ( http://www.bibead.ufrj.br/index.php ). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1986), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atua desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. Líder do Instituto de Pesquisas Biblion. Participou na coordenação do Curso de Graduação em Arquivologia da UFSC criado em 26 de agosto de 2009 a 13 de dezembro de 2012. Desde 2011 atua na editoria da revista Ágora (http://agora.emnuvens.com.br/ra/ )

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

Fachin, J., Araujo, N. C. de, & Blattmann, U. (2021). Informação em rede e o direito à informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 244–255. https://doi.org/10.26512/rici.v8.n2.2015.2083

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.