Metodologias ativas de ensino aprendizagem a serviço da informação:

as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636

Palavras-chave:

Biblioteca universitária, Espaço de aprendizagem, Metodologia ativa

Resumo

Considerando a Biblioteca Universitária como um espaço de aprendizagem e que o bibliotecário deve acompanhar os processos de ensino e aprendizagem e a sua aplicabilidade nos serviços de referência, ou seja, no desenvolvimento da Competência em Informação como parte integrante do ambiente pedagógico, o presente artigo tem como objetivo estudar a respeito da relevância que a Biblioteca Universitária desempenha no papel de mediadora do processo de ensino aprendizagem na educação superior. Busca-se compreender o papel do bibliotecário no contexto do processo de aprendizagem e do seu papel pedagógico na oferta de programas de Competência em Informação, por isso, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da análise bibliográfica pode-se concluir que os profissionais bibliotecários precisam desenvolver competências pedagógicas para a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em seus programas de competência em informação alinhados as propostas educacionais ofertadas nas salas de aulas das IES, de forma eficiente e buscando aperfeiçoar seu perfil, sempre de acordo com as mudanças que vêm ocorrendo na oferta da educação. O artigo também traz exemplos de metodologias ativas, bem como possíveis meios de aplicabilidade em atividades ofertadas pela BU’s, além de sugestões de publicações para aprofundamento no estudo de cada uma delas.

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Biografia do Autor

Alessandra Monteiro Pattuzzo Caetano, Centro Universitário Espírito Santenses, Biblioteca, Vitória, ES, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação da UFES, Pós-graduada nas área de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão do conhecimento, Educação e Educação a Distância, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas de São Pedro - FAESA (2004). Atualmente Supervisora das Bibliotecas da FAESA Centro Universitário e Membro do Corpo Editorial da Revista Científica da FAESA e do Comitê de Ética da FAESA. 

Cristina Marchetti Maia, Universidade Federal de São Carlos, Biblioteca, Araras, SP, Brasil

Mestra em Ciência da Informação (PPGCI/UFSCar), especialista em Gestão de Unidades de Informação (UNICEP) e bacharela em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar). Atualmente, é bibliotecária da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Araras. Atua na área de formação de usuários e tem experiência com as normas de documentação da ABNT, pesquisa acadêmica e Gestor de Referências Mendeley. Está como coordenadora do grupo de trabalho Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE/SIBi/UFSCar) e é uma das docentes do curso na modalidade EAD: Normas ABNT ? Informação e Documentação para pesquisadores, equipes editoriais e bibliotecários (ContendMind). Tem interesse nas temáticas de Competência em Informação e Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem. É membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação (GT-CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), criado em maio de 2020.

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espirito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad de Salamanca (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professor da Universidade Federal do Espirito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, bibliotecário escolar, educação e comunicação, formação profissional e ensino virtual.

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Publicado

2022-06-25

Como Citar

Caetano, A. M. P., Maia, C. M., & Pereira, G. (2022). Metodologias ativas de ensino aprendizagem a serviço da informação: : as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(1), 25–51. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636

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