20 años de investigación sobre Alfabetización Informacional en Brasil: análisis temático de las tesis y Trabajos de Grado (Maestría)del Catálogo CAPES de Posgrados.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

Palabras clave:

Alfabetización informacional, Cienciai de la información, Indicador tematico, Programa de posgrado

Resumen

El articulo presenta un panorama de los 20 años de investigación sobre Alfabetización Informacional, a través del análisis de los temas abordados en la investigación desarrollada en los Programas de Posgrado en Ciencias de la Información en Brasil. El alcance de la investigación consistió en identificar las perspectivas temáticas y la transversalidad de la Alfabetización Informacional en la producción científica brasileña de los últimos 20 años, tomando como referencia la primera investigación publicada en el año 2000. Para la selección de las tesis y disertaciones se utilizó el Catálogo de Tesis y Trabajo de Grado (Maestría) de la Coordinación de Aperfeiçoamento del Pessoal de Nível Superior (CAPES), en el período de los años 2000-2019. La investigación es de carácter cuali-cuantitativo y exploratoria. Para la recopilación y análisis de los datos se utilizó la técnica de análisis de contenido, en la cual se utilizaron los indicadores propuestos por Belluzzo (2017) como categoría para analizar el contenido de cada investigación. Los resultados muestran que la mayoría de las publicaciones se centran en Trabajo de Grado (Maestría). Se observó un incremento en la producción científica sobre el tema a partir del año 2011, con un pico en el año 2016. Las cinco Instituciones de Educación Superior que reúnen más obras públicas en ALFIN son la Universidad de Brasilia, la Universidad Federal de Minas Gerais, Universidad del Estado de São Paulo - Marília, Universidad Federal de Bahia y Universidad Federal de Santa Catarina. La producción científica sobre el tema todavía está muy centrada en el área de Ciencias de la Información y con un gran flujo de producciones en la región centro-sur de Brasil. Destacamos que los profesores / investigadores que brindaron mayor orientación sobre el tema tienen entre 08 y 11 trabajos orientados. En cuanto a los temas, se destaca la transversalidad de los temas, especialmente con el área de Educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora adjunta do Departamento e da Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa - Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (GT CoInfo - FEBAB). Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo); Gestão de Recursos e Serviços de informação; Atuação profissional e Ensino da Biblioteconomia; e Informação Científica e Tecnológica.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Ciência da Informação (2014), Mestre em Ciência da Informação (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Presidente do Núcleo Docente Estruturante, Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso e Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É responsável pela coluna "Entre conexões e processos informacionais", no site Infohome. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: competência em informação, fontes de informação, avaliação de fontes de informação, desinformação, formação e atuação do bibliotecário, estudo de usuários (com abordagem tradicional, alternativa e social) e preservação em unidades de informação.

Ana Paula Meneses Alves, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp - Campus Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Biblioteconomia e na Pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Recursos e Serviços de Informação, Competência em Informação; Uso ético da Informação; Informação e saúde. Faz parte do Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência Informacionais da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Marília, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Métricas da Informação da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto, ambos certificados pelo CNPq. É membro da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Atualmente é a Coordenadora do Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades e membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação, ambos da FEBAB.

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP. Brasil

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP/Marília (2008). Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado e bolsista CAPES no Doutorado. É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da UNESP-Marília, "Competência em Informação e processos inter-relacionados" da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), "Arquivologia e Competência em Informação" da Universidade Federal do Pará (UFPA) e "Organizações Competitivas e Inovadoras" da Universidade de Marília (UNIMAR), todos credenciados no CNPq. Atualmente, é docente substituta na UNESP-Marília nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, framework em CoInfo, modelos e referenciais para a sensibilização, conscientização, implementação, desenvolvimento e institucionalização da CoInfo, competências, capacidades, habilidades e atitudes em informação nos âmbitos educacional e organizacional, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento e Sociedade da Aprendizagem. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação". É membro da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Competência em Informação CoInfo da FEBAB.

Citas

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. O estado da arte da competência em informação (CoInfo) no Brasil: das reflexões iniciais à apresentação e descrição de indicadores de análise. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. especial, p. 47-76, jan./jul. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/648 Acesso em: 26 out. 2020.

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques da. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v20n1/1414-4077-aval-20-01-00163 Acesso em: 26 out. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR [CAPES]. Plataforma Sucupira. Cursos avaliados e reconhecidos. Brasília, DF: MEC: CAPES, 2020a. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoIes.jsf?areaAvaliacao=31&areaConhecimento=60700009 Acesso em: 26 out. 2020.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÃVEL SUPERIOR [CAPES]. Sobre as áreas de avaliação. Brasília, DF: MEC: CAPES, 30 set. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao Acesso em: 26 out. 2020.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 19. ed. Petrópolis, Vozes, 2001.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MUGNAINI, Rogério; CARVALHO, Telma de; CAMPANATTI-OSTIZ, Heliane. Indicadores de produção científica: uma discussão conceitual. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da. (org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006. p. 313-340.

Publicado

2021-01-16

Cómo citar

Farias, G. B. de, Mata, M. L. da, Alves, A. P. M., & Santos, C. A. dos. (2021). 20 años de investigación sobre Alfabetización Informacional en Brasil: análisis temático de las tesis y Trabajos de Grado (Maestría)del Catálogo CAPES de Posgrados. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 289–301. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

Artículos más leídos del mismo autor/a