Bibliotecário help desk: percepção e desafios em relação à competência e mediação da informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2544Palavras-chave:
Portal de Periódicos da CAPES, bibliotecário help desk, competência em informação, estudo de usuários, mediação da informaçãoResumo
Apresenta pesquisa realizada com os bibliotecários que atuam como help desk do Portal de Periódicos da Capes. O objetivo se concentrou em analisar a percepção dos bibliotecários em relação à rotina, divulgação, treinamento do Portal, além de ponderar a percepção dos bibliotecários em relação ao papel pedagógico - mediação, competência em informação e desafios diante das demandas da instituição, tomando como ambiente de pesquisa duas universidade do nordeste. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com foco no registro e análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto dividido em quatro eixos. Os resultados demonstram que os bibliotecários e instituição, participantes da pesquisa, revelaram um forte discurso no que diz respeito ao saber lidar com ferramentas e tecnologias, pouco elucidando sobre as relações estabelecidas entre bibliotecários e usuários, no serviço de help desk e suas afinidades com o processo de desenvolvimento de competência e mediação da informação. Conclui-se que, a partir desta análise os bibliotecários e instituições tem seus discursos pautado no caráter instrucional, havendo um desconhecimento da inter-relação da competência em informação com a mediação e do processo de mediação como basilar a troca entre usuários e bibliotecário.
Downloads
Referências
AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Washington: ALA, 1989.
ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Information Literacy Competency Standards for Higher Education. Chicago: ALA, 2000.
ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gama. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação RBPG, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218-246, nov. de 2010.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.
BADKE, W. Why Information Literacy Is Invisible. Communications in Information Literacy, v. 4, n. 2, p. 129-141, 2010.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação: vivências e aprendizados. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges (org.). Competência em Informação: de reflexões as lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. p. 65-80.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência na era digital: desafios tangíveis para bibliotecários e educadores. ETD ”“ Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 2, p. 30-50, jun. 2005.
BICHERI, Ana Lúcia Antunes de Oliveira. A mediação do bibliotecário na pesquisa escolar face à crescente virtualização da informação. Marília, 197 f. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Mestrado em Ciência da Informação, 2008.
CARNEVALLI, José Antônio; MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Desenvolvimento da pesquisa de campo, amostra e questionário para a realização de um estudo tipo survey sobre a aplicação do QFD no Brasil. Santa Bárbara d’Oeste, ENEGEP, 2001.
CAVALCANTE, Lídia Eugênia. Política de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova Série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.
CUNHA, Adriana Áurea Lara. Uso de bibliotecas digitais de periódicos: um estudo comparativo no Portal de Periódicos Capes entre áreas do conhecimento. 2009. 207f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
CYSNE, Fátima Portela. Biblioteconomia: dimensão social e educativa. Fortaleza: EDUFC, 1993.
DUDZIAK, Elizabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003.
FARIAS, Gabriela Belmont de; BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Como desenvolver a competência em informação mediada por modelagem conceitual teórico-prática. Londrina: ABECIN, 2015.
HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information Literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - UFRJ/ECO-MCT/IBICT, Rio de Janeiro, 2002.
LAU, Jesus. Diretrizes sobre o desenvolvimento de habilidades em informação para aprendizagem permanente. Bauru: Unesp, 2008.
MARQUES, Lilian Emanueli; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. A cúpula mundial sobre a sociedade da informação - CMSI: foco nas políticas de informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 23, n. 1, p. 117-131, jan./mar. 2013.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A comunicação científica e o movimento de acesso livre ao conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 2, p. 27-38, maio/ago. 2006.
OLIVEIRA, Juliana Buse. Periódicos científicos eletrônicos: os recursos web enquanto proposta para a potencialização da Comunicação Científica. 2010. 118 f. Dissertação (Mestrado) ”“ Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
ROSETTO, Marcia. Os Novos Materiais Bibliográficos e a Gestão da Informação: livro eletrônico e biblioteca eletrônica na América Latina e Caribe. Ciência da Informação, [online], v. 26, n. 1, 1997.
SAMPAIO, Denise Braga. Mediação bibliotecária no desenvolvimento de competências em informação para o uso do portal de periódicos da Capes. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) ”“ UFPE-PPGCI, Pernambuco, 2016.
SIEBRA, Sandra de Albuquerque; SANTANA, Jaciane Freire; SILVEIRA, Denis Silva da. Analisando as questões de usabilidade e acessibilidade do Portal de Periódicos da Capes. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília.
TIRADO, Alejandro Uribe. La alfabetización informacional en la universidad ”“ Descripción y categorización según los niveles de integración de ALFIN: Caso Universidad de Antioquia. Revista Interamericana de Bibliotecología, Medellín (Colômbia), v. 33, n. 1, jan./jun. 2010.
WEITZEL, Simone da Rocha. Fluxo da produção científica. In: POBLACION, Dinah Aguiar; WITTER, Geraldina Porto; SILVA, José Fernando Modesto da (Org.). Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.