Análise das percepções de docentes e discentes da ciência da informação durante a pandemia covid-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.41737Palavras-chave:
Covid-19, Educação superior, Ciência da InformaçãoResumo
Trata-se de estudo com o objetivo de investigar as percepções de discentes e docentes da Ciência da Informação sobre a atuação da área diante da pandemia Covid-19. Participaram alunos e professores das mais diversas universidades brasileiras. As temáticas analisadas foram: canais utilizados para disseminar informações confiáveis sobre a pandemia, riscos diretos de contaminação no ambiente de trabalho, atividades didáticas realizadas durante a quarentena, percepção quanto aos ambientes digitais e as atividades relacionadas à Ciência da Informação essenciais para o enfrentamento dessa crise sanitária. O percurso metodológico foi composto pela abordagem quantitativa-qualitativa, com o método de pesquisa exploratória, uso de questionário para coleta de dados, e da análise de conteúdo com estabelecimento de categorias para análise dos dados. Os resultados demonstram que docentes e discentes procuram enfrentar as dificuldades para continuar o processo de ensino-aprendizagem de forma remota, e que percebem a universidade como um local de risco muito alto de contaminação pela Covid-19. Por fim, em relação às contribuições que a área pode proporcionar à sociedade para o enfrentamento dessa crise sanitária, estão: o desenvolvimento de competências em informação para o uso de fontes de informação, popularização da informação científica, o estímulo à transparência governamental, entre outros.
Downloads
Referências
ANJOS, Antonio Jorge Sena dos. As novas tecnologias e o uso dos recursos telemáticos na educação científica: a simulação computacional na educação em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 25, n. 3, p. 569-600, jan. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2008v25n3p569/8449 Acesso em: 20 jul. 2020. doi:https://doi.org/10.5007/2175-7941.2008v25n3p569.
ATANAZIO, Alessandra M. Cavichia; LEITE, Álvaro Emílio. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) e a formação de professores: tendências de pesquisa. Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 88, ago. 2018. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/947 Acesso em: 19 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p88
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal: Edições 70, 1977.
CUNHA, Murilo Bastos da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 2016.
FACHIN, Juliana; ARAÚJO, Nelma Camelo. Fontes de informação especializadas de acesso aberto. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 28, n. 3, dez. 2018. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/109116 Acesso em: 09 jul. 2020.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias Qualitativas na Sociologia. 5. ed. Petrópolis: RJ, Vozes, 1997.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LIMA, Larissa de Mello; CAPRIOLI, Mariana da Silva; MORAES, João Batista Ernesto. Regime de informação e a relação com os canais de comunicação científica: a institucionalização científica da ciência da informação no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19, 2018, Londrina. Anais [...]. Londrina: UEL, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/102420 Acesso em: 09 jul. 2020.
MARCHIORI, Luciana Lozza de Moraes; MELO, Juliana Jandre; MELO, Wilma Jandre. Avaliação docente em relação às novas tecnologias para a didática e atenção no ensino superior. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v.16, n. 2, p. 433-443, jul. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000200010&lng=en&nrm=iso Acesso em 23 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-40772011000200010.
MARTINS, Ana A. L. Mediação informacional: uma perspectiva a partir do campo social da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2013.
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. 319p. (Aprender; 23.). p. 21-34. Disponível em: http://files.biblio-2008.webnode.com.br/200000040-76a3b771d5/fontes_de_informacao_para_pesquisadores_e_profissionais_parte_001.pdf Acesso em: 09 jul. 2020.
MUNARETTO, Lorimar Francisco; CORRÊA, Hamilton Luiz; ARAÚJO, Carneiro da Cunha Júlio. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 6, n. 1, p. 9-24, jan./mar. 2013.
NASCIMENTO, Denise Morado. A abordagem sociocultural da informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 16, n. 2, 2006.
NASCIMENTO, Denise M.; MARTELETO, Regina M. A informação construída nos meandros dos conceitos da teoria social de Pierre Bourdieu. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 5, out. 2004.
OLIVEIRA, Cláudio de. TIC’S na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 75-95, 01 dez. 2015. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/11019 Acesso em: 20 jul. 2020.
SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa Científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.) Método de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
SOUSA JÚNIOR, João Henrique de; RAASCH, Michele; SOARES, João Coelho; RIBEIRO, Leticia Virgínia Henriques Alves de Sousa. Da desinformação ao caos: uma análise das fake news frente à pandemia do coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, Salvador, v. 13, n. 2, edição especial, p. 331-346, abr. 2020. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/35978/20912 Acesso em: 07 jul. 2020.
SOUZA, Nayara Iris Silva e. A disseminação de fake news no caso do coronavírus (COVID-19): uma análise discursiva. Revista Memento, Três Corações, v. 11, n. 2, p. 1-20, jan./jun. 2020. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/memento/article/view/6123 Acesso em: 07 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Belmont de Farias, Maria Giovanna Guedes de Farias , Andreza Pereira Batista , Francisca Clotilde de Andrade Maia , Júlio César Pinto Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.