20 years of research on Information Literacy in Brazil: thematic analysis of the theses and dissertations in the CAPES Catalog of Postgraduate Programs.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

Keywords:

Information literacy, Information Science, Thematic indicator, Graduate program

Abstract

This paper presents an overview of the 20 years of research on Information Literacy, through the analysis of the themes addressed in the research developed in the Graduate Programs in Information Science in Brazil. The scope of the research consisted of identifying the thematic perspectives and the transversality of Information Literacy in the Brazilian scientific production of the last 20 years, considering as reference the first research published in the year 2000. For the selection of the theses and dissertations, the Catalog was used of Theses and Dissertations from the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), delimiting the period referring to the years 2000-2019. The research is of an exploratory-type quali-quantitative nature. To compile and analyze the results, the content analysis technique was used, in which the indicators proposed by Belluzzo (2017) were used as a category for analyzing the content of each research. The results show that most publications are focused on the Master's theme. An increase in scientific production on the subject was observed from the year 2011, with a peak in the year 2016. The five Higher Education Institutions that gather the most public works on CoInfo are the University of Brasília, the Federal University of Minas Gerais, São Paulo State University - Marília, Federal University of Bahia and Federal University of  Santa Catarina. Scientific production on the subject is still very much centered in the Information Science area and with a large flow of productions in the south-central region of Brazil. We highlight that the professors / researchers who provided the most guidance on the topic have between 08 and 11 oriented works. With regard to the themes, the transversality of the themes stands out, especially with the area of Education.

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Author Biographies

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciência da Informação, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora adjunta do Departamento e da Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa - Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (GT CoInfo - FEBAB). Desenvolve pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo); Gestão de Recursos e Serviços de informação; Atuação profissional e Ensino da Biblioteconomia; e Informação Científica e Tecnológica.

Marta Leandro da Mata, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Doutora em Ciência da Informação (2014), Mestre em Ciência da Informação (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Campus de Marília), com período de doutorado sanduíche na Universidade Carlos III de Madrid (2013). Pós-Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É professora adjunta no Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Presidente do Núcleo Docente Estruturante, Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso e Coordenadora do Laboratório de Preservação. Líder do grupo de pesquisa "Competência em Informação e Processos Inter-relacionados". É responsável pela coluna "Entre conexões e processos informacionais", no site Infohome. Tem experiência na área de Ciência da informação e Biblioteconomia, atuando, principalmente com os seguintes temas: competência em informação, fontes de informação, avaliação de fontes de informação, desinformação, formação e atuação do bibliotecário, estudo de usuários (com abordagem tradicional, alternativa e social) e preservação em unidades de informação.

Ana Paula Meneses Alves, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Departamento de Organização e Tratamento da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp - Campus Marília em regime de cotutela com a Universidade de Granada - Espanha, na qual recebeu o título de Doutora em Ciências Sociais. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Biblioteconomia pela Unesp - Campus Marília. Atualmente é Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando na Graduação em Biblioteconomia e na Pós-graduação em Ciência da Informação. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Recursos e Serviços de Informação, Competência em Informação; Uso ético da Informação; Informação e saúde. Faz parte do Grupo de Pesquisa Comportamento e Competência Informacionais da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Marília, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Métricas da Informação da Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto, ambos certificados pelo CNPq. É membro da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais e da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab). Associada à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib). Atualmente é a Coordenadora do Grupo de Trabalho Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades e membro do Grupo de Trabalho de Competência em Informação, ambos da FEBAB.

Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP. Brasil

Doutora (2017) e Mestra (2011) em Ciência da Informação pelo PPGCI/UNESP/Marília e Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP/Marília (2008). Foi bolsista FAPESP na Iniciação Científica e no Mestrado e bolsista CAPES no Doutorado. É pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: "Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional" da UNESP-Marília, "Competência em Informação e processos inter-relacionados" da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), "Arquivologia e Competência em Informação" da Universidade Federal do Pará (UFPA) e "Organizações Competitivas e Inovadoras" da Universidade de Marília (UNIMAR), todos credenciados no CNPq. Atualmente, é docente substituta na UNESP-Marília nos cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: competência em informação, framework em CoInfo, modelos e referenciais para a sensibilização, conscientização, implementação, desenvolvimento e institucionalização da CoInfo, competências, capacidades, habilidades e atitudes em informação nos âmbitos educacional e organizacional, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento e Sociedade da Aprendizagem. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema "Competência em Informação". É membro da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB). Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Competência em Informação CoInfo da FEBAB.

References

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Published

2021-01-16

How to Cite

Farias, G. B. de, Mata, M. L. da, Alves, A. P. M., & Santos, C. A. dos. (2021). 20 years of research on Information Literacy in Brazil: thematic analysis of the theses and dissertations in the CAPES Catalog of Postgraduate Programs. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 289–301. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35349

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