Memória organizacional: proposta de um modelo para implantação em instituições
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v7.n2.2014.1865Keywords:
organizational memory, knowledge management, local productive arrangements, information technologyAbstract
Com o acelerado desenvolvimento da sociedade, as pequenas e médias empresas precisaram desenvolver mecanismos que as ajudassem no seu próprio desenvolvimento, visando à sobrevivência no mundo competitivo. Uma das maneiras encontradas por essas empresas foi a estruturação de aglomerações empresariais e industriais, voltadas ao mesmo segmento de negócio, denominada de arranjos produtivos locais. De acordo com esse panorama, surge a necessidade de se estudar e analisar a importância da criação de uma estrutura de memória organizacional, que possibilite o registro, a preservação e a disseminação do conhecimento que tem sido produzido pelos participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia de Informação de Londrina e região. Como objetivo geral do trabalho, se pretendeu analisar de que maneira a memória organizacional se constitui em espaços empresariais. Como métodos de pesquisa, foi utilizado o ‘Estudo de Caso’ e a ‘Análise de Conteúdo’. Em relação aos resultados obtidos, os participantes da pesquisa consideram importante a estruturação de uma memória organizacional, com vistas ao registro e preservação da informação e conhecimento por eles produzidos; a organização da informação e do conhecimento; a informação e conhecimento por eles demandados são parcialmente supridos; o acesso à informação útil e de qualidade é uma das principais vantagens em se participar do APL.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.