Narrativas entrecruzadas e caminhos em construção:
docentes e bibliotecária na ambiência de uma biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.47184Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares, Percepção docente, Estudo de usuáriosResumo
A contribuição da biblioteca escolar para as atividades pedagógicas e consequentemente para a formação dos discentes, segundo a percepção dos docentes, é o tema deste estudo. Este trabalho teve por objetivo analisar quais as percepções dos docentes do Colégio Estadual Vitor Soares sobre a biblioteca escolar dessa instituição, de modo a identificar se e como esse ambiente de informação vem contribuindo para suas atividades pedagógicas. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caráter descritivo e natureza qualitativa e quantitativa, realizado por meio do método de estudo de caso, tendo como objeto de estudo a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de aplicação de questionário junto aos docentes e a bibliotecária do referido Colégio. Como resultado, foi identificado que a Biblioteca do Colégio Estadual Vitor Soares contribui para as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, identificou-se também que parte significativa dos docentes colabora para mudar a realidade e dificuldades apresentadas na Biblioteca. Além disso, ficou evidente a importância da Bibliotecária para a Biblioteca e a sua contribuição para o desenvolvimento individual e coletivo da comunidade escolar. Assim, conclui-se que, as percepções apresentadas neste trabalho demonstram a contribuição da biblioteca escolar para a formação dos estudantes, ao apoiar as atividades pedagógicas, como também apresentar-se como espaço de acolhimento e interação.
Downloads
Referências
Bueno, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: Editora FTD S.A., 2007.
Campello, Bernadete Santos; Carvalho Maria da Conceição; Andrade, Maria Eugênia Albino; Vianna, Márcia Milton; Caldeira. Paulo da Terra; Abreu ,Vera Lúcia Furst Gonçalves. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Corrêa, Elisa Cristina Delfini; Oliveira, Karina Costa de; Bourscheid, Laura da Rosa; Silva, Lucélia Naside da; Oliveira, Salete de. Bibliotecário escolar: um educador?. Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 107-123, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/379/458 Acesso em: 15 fev. 2023.
Côrte, Adelaide Ramos; Bandeira, Suelena Pinto. Biblioteca Escolar. Brasília: Briquet de Lemos, 2011.
Douglas, Mary Peacock. La biblioteca de la escuela primária y sus servicios. Paris: Unesco, 1961.
Fragoso, Graça Maria. Biblioteca na escola. Revista ACB, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2002. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/380/460. Acesso em: 14 fev. 2023.
Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Atlas. 2002.
Gil, Patrícia. Chega de silêncio. Educação, p. 22-26, jul. 2002.
Hillesheim, Araci Isaltina de Andrade; Fachin, Gleisy Regina Bories. Biblioteca escolar: relato de experiência. Revista ACB, Florianópolis, v. 5, n. 5, p. 90-103, 2000. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/349 Acesso em: 14 fev. 2023.
IFLA. UNESCO. Manifesto IFLA/UNESCO para biblioteca escolar. Tradução de Neusa Dias de Macedo, 2000.
Macedo, Neusa Dias. Biblioteca escolar brasileira em debate: da memória profissional a um fórum virtual. São Paulo: Senac São Paulo, Conselho Regional de Biblioteconomia – 8ª. Região, 2005.
Moro, Eliane Lourdes da Silva; Neves, Iara Conceição Bitencourt; Estabel, Lizandra Brasil. Projeto Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
Oliveira, Maria Cleia Filogonio de Oliveira. A função da biblioteca escolar. Cadernos do CED, Florianópolis, v.4, n. 10, p:81-86, jul./dez.1987. Disponível em: https://nup.ced.ufsc.br/cadernos-do-ced/ Acesso em: 15 fev. 2023.
Santos, Andréa Pereira dos; Gomes, Suely; Gomes, Elisângela; Valério, Erinaldo; Reis ,Filipe; Ramos, Frederico; Müller ,Geisa; Carvalho ,Lívia; Moraes, Marizângela; Oliveira, Lettícia; Faria, Keyla de. Retratos da biblioteca escolar da Rede Estadual de Ensino de Goiás. Goiânia: Gráfica UFG, 2017. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/366/o/E-book_sobre_bibilioteca_escolar.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
Silva, José Fernando Modesto da; Siqueira, Ivan. Biblioteca Escolar como uma Questão de Direitos Humanos. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 3, n. 1, p. 38-50, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/52342. Acesso em: 14 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Manuel Santiago Alves, Raquel do Rosário Santos, Pamela Oliveira Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.