A biblioteca escolar expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

a análise do documento e a identificação do contexto da biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36842

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Legislação bibliotecária, Bibliotecário escolar

Resumo

Introdução: a biblioteca escolar está presente nos principais diálogos sobre educação, apesar das principais leis que regem o ensino no Brasil, não legitimarem sua importância ressaltando seu valor e apontando o  papel que ocupa como espaço propício para a colaboração e a construção de atividades que contribuem no processo de ensino aprendizagem. Objetivo geral: analisar as referências feitas à biblioteca escolar nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Objetivos específicos: apontar as principais concepções acerca da biblioteca escolar; traçar o histórico da LDB; buscar menções feitas à Biblioteca e termos relacionados nos textos das leis: e analisar as menções e as omissões de termos. Metodologia: apresenta características de estudo bibliográfico e documental, com a utilização de referenciais teóricos contidos na Base de Dados em Ciência da Informação (Brapci) durante o segundo semestre do ano de 2020. Além da Brapci, foram consultados trabalhos de cunho científico nos repositórios institucionais de entidades que ofertam cursos superiores na área da Ciência da Informação, mas especificamente no campo da Biblioteconomia; bem como cursos da área da Educação, a fim de identificar estudos que abordam a LDB e seus desdobramentos. Resultados: o levantamento bibliográfico indicou a carência de trabalhos que dialogam e fazem referência à biblioteca escolar no contexto da LDB. Na análise documental realizada na LDB aponta para a ausência de menções ou referências feitas à biblioteca escolar ou a quaisquer termos a ela associados. Conclusão: as análises realizadas expressam ausência de termos e menções relacionados  com a biblioteca escolar e bibliotecário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleice Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Biblioteconomia, Vitória, ES, Brasil

Professora do Departamento de Biblioteconomia  e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Espirito Santo.

Roberta Cola, Universidade Federal do Espirito Santo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Vitória, ES, Brasil

Administradora do Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo.

Fabiola Pereira da Costa

Graduada em Arquivologia - UFES. Graduada em Licenciatura em História - UNIASSELVI. Pós-graduada em Educação Profissional e Tecnológica - IFES. Mestranda em Ciência da Informação - UFES. Graduanda em Biblioteconomia - UFES  

Referências

AGUSTÍN, Maria Del Carmen; GIMENO, Begoña. Bibliotecas escolares. In: Martos Nuñes; M.C. Fernandes-Fígares. (Coord..), Diccionario de nuevas formas de lectura y escritura. Madrid: Red Internacional de Universidades Lectoras. 2013.

ARAÚJO, Eliany Alvarenga; OLIVEIRA, Marlene de. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. (Coord.) et al. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. p. 24-36.

BARBOSA, Eliana Terra. Boas práticas do gerenciamento das bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Vila Velha-ES. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 826-839, 2017.

BARDIN, Laurence.Análise de conteúdo.São Paulo: Ed. 70, 2011.

BRASIL. Constituição 1934. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro,RJ: Assembleia Constituinte: 1934.

BRASIL. Constituição 1937. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro,RJ: Assembleia Constituinte: 1937.

BRASIL. Constituição 1946. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro,RJ: Assembleia Constituinte: 1946.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da Educação Nacional,LDB. 9394/1996. Brasília,DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRASIL. Projeto de lei 28 de 24 de abril de 2012. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional da Educação Nacional, para instituir a obrigatoriedade de criação e manutenção de bibliotecas escolares em todas as instituições públicas de ensino. Brasília: Congresso Nacional, 2012. Disponível em:https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/105187 Acesso em 30 out. 2020.

BRASIL. Projeto de lei 3044/2008. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares e determina outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2008. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=545695&filename=Tramitacao-PL+3044/2008 Acesso em: 30 out. 2020.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; CASARIN, Helen de Castro Silva. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, v. 22, n. 3, p. 36-55, 2016. DOI:10.19132/1808-5245223.36-55 Acesso em: 22 nov. 2020.

HOMMERDING, Nádia Maria dos Santos. Letramento infantil na Biblioteca Escolar: desenvolvendo habilidades básicas para futuros leitores competentes. Biblioteca Escolar em Revista, v. 4 n. 2, n. 2, p. 33-52, 2016. DOI:10.11606/issn.2238-5894.berev.2016.111294 Acesso em: 22 nov. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANZATION (UNESCO). Diretrizes da IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar. 2016. Disponível em: https://www.docsity.com/pt/diretrizes-da-biblioteca-escolar/5437129/pdf Acesso em: 14 set. 2020.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATION (IFLA). UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANZATION (UNESCO).Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar.Tradução Professora Dra. Neusa Dias de Macedo. 1999. Disponível em:https://www.ifla.org/files/assets/school-librariesresource-centers/publications/school-library-manifesto-pt-brazil.pdf Acesso em:20 maio 2021.

LEDO, Rafael Zanelato; ULBRICHT, Vânia Ribas. O uso de hipervídeo como estímulo à criatividade no processo de aprendizagem. In: ULBRICHT, V. R.; VANZIN, T.; ZANDOMENEGHI, A. L. A. de O. Criatividade & conhecimento. Florianópolis: Pandion, 2010. p. 123-136.

MONTALVÃO, Sérgio. A LDB de 1961:apontamentos para uma história política da educação.Mosaico, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 21-39, out. 2010. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/mosaico/article/view/62786Acesso em: 08 Set. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.12660/rm.v2n3.2010.62786

NEVES, Bárbara Coelho. C.; AGUIAR, Niliane Cunha. Políticas públicas de informação e bibliotecas escolares: panorama brasileiro.Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 3, 2017. DOI:10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n3.33296 Acesso em: 26 nov. 2020.

PEREIRA, Gleice. A colaboração no contexto da função educativa do bibliotecário. 2016. 150f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação. Belo Horizonte, 2016.

PRODANOV, Cleber; FREITAS, Ernani. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico] : métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: https://docs.google.com/viewer Acesso em: 10 Nov.2020.

ROCA, Glória Durban. Biblioteca Escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

SALCEDO, Diego; STANFORD, Jailiny. O incentivo da leitura na Biblioteca Escolar.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 27-44, 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/1205>. Acesso em: 22 nov. 2020.

SANTOS, Irene da Silva Fonseca dos. PRESTES, Reulcinéia Isabel. VALE, Antônio Marques do. BRASIL, 1930 - 1961:Escola nova, LDB e disputa entre escola pública e escola privada. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.22, p.131 –149, jun. 2006.

SAVIANI, Demerval. Organização da educação nacional: sistema e conselho nacional de educação, plano e fórum nacional de educação. Educação Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 769-787, jul.-set. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/07.pdf Acesso em: 20 nov. 2020.

THIESEN, Juares da Silva. Prefácio. In: BLATMANN, Ursula.; VIANNA, Willian Barbosa. (org.). Inovação em escolas com bibliotecas. Florianópolis: Dois por quatro, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Pereira, G., Cola, R. ., & Costa, F. P. da. (2021). A biblioteca escolar expressa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: a análise do documento e a identificação do contexto da biblioteca escolar. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(3), 808–823. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.36842

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.