A biblioteca pública como agente de inclusão social: um estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília

Autores

  • Marília Augusta de Freitas Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

ações culturais, Biblioteca Demonstrativa de Brasilia, bibliotecas públicas, incentivo à leitura, inclusão social

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, por meio de um estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, avaliar se os projetos de incentivo à leitura e ações culturais podem ser um diferencial para a biblioteca pública se tornar um agente de inclusão social. A pesquisa foi estruturada de forma a comparar a Biblioteca Demonstrativa com as demais bibliotecas públicas do Distrito Federal que possuíam, no momento do estudo, bibliotecários coordenando seus serviços. De 26 (vinte e seis) bibliotecas públicas da Rede de Bibliotecas do GDF, 5 (cinco) possuem bibliotecários. A pesquisa foi realizada através de um websurvey que permitiu maior agilidade e facilidade na aplicação e obtenção das respostas. Foi considerável a diferença entre essas bibliotecas em termos de estrutura e oferta de serviços. A BDB está muito a frente no campo de projetos e ações culturais voltadas para a inclusão social de pessoas. Foi estudado, também, os funcionários e usuários da BDB que puderam dar suas opiniões sobre os serviços prestados. A pesquisa com os funcionários foi realizada também através de um websurvey, entretanto o resultado não foi satisfatório. A BDB possui 41 (quarenta e um) funcionários e apenas 8 (oito) responderam ao questionários. Os funcionários da BDB, representados pelos 20% estudados, acreditam que o desenvolvimento de projetos e ações culturais é um diferencial que fazem da BDB uma biblioteca que pensa e trabalha em prol de seus usuários. A pesquisa com os usuários da BDB foi realizada durante 2 (duas) semanas, com aplicação direta de questionários na própria Biblioteca, em horários alternados. Foram aplicados 82 questionários. O resultado foi satisfatório e em sua maioria, os usuários, não só concordam plenamente que a BDB trabalha para a inclusão social como afirmam que o fato de frequentarem a Biblioteca contribuiu para mudanças em suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Augusta de Freitas, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (2006) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é bibliotecária da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

Freitas, M. A. de. (2015). A biblioteca pública como agente de inclusão social: um estudo de caso da Biblioteca Demonstrativa de Brasília. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(1), 106. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2029

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.