Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932

Palavras-chave:

Leitura. Mediação da leitura. Biblioteca comunitária. Extensão universitária., biblioteca universitaria

Resumo

A leitura amplia a possibilidade de o sujeito alcançar novos horizontes como um ser crítico socialmente construído. Nesse contexto, a biblioteca comunitária é entendida como um ambiente acolhedor e que apoia seus usuários em relação à busca da informação, ao acesso a ela, ao seu uso e à apropriação. Quanto às atividades de extensão na universidade, proporcionam a aproximação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a população. Objetivo: Investigar a trajetória da realização do projeto de extensão sobre a mediação da leitura, no contexto da biblioteca comunitária, visando formar mediadores da leitura e sujeitos leitores. Embasamento teórico: A pesquisa foi ancorada nas concepções teóricas de Almeida Júnior (1997, 2014), Gomes (2014, 2017), Petit (2008) e Carvalho (2005), entre outros, que compreendem a mediação da leitura como uma ação essencial para formar sujeitos críticos e protagonistas. Metodologia: Foi feita a observação direta, durante as ações de extensão, utilizando como instrumento o diário de campo. No que diz respeito à coleta de dados, foi aplicado um questionário para os integrantes do ‘Projeto Lapidar’, composto de discentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Resultados: O estudo mostrou que é importante qualificar mediadores da leitura e elaborar projetos de extensão que propiciem a execução de ações de mediação da leitura. Conclusão: É preciso formar e fortalecer redes de colaboração e parceria entre a universidade e a comunidade, que conta com os ambientes informacionais para apoiar a formação de mediadores de leitura e sujeitos leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Ingrid Paixão de Jesus, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: Editora UEL, 1997.

ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago., 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16716/pdf_25 Acesso em: 14 fev. 2019.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da Informação e do Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.

BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103349 Acesso em 14 fev. 2019.

CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.

GARRAFA, Volnei (Org.). Extensão: a universidade construindo saber e cidadania: relatório de atividades, 1987/1988. Brasília: Ed. UNB, 1989.

GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090 Acesso em: 9 set. 2017.

GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.) Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27- 43.

KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1999.

MACHADO, Elisa Campos. Identidade cultural de Heliópolis: biblioteca comunitária. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2005.

MACHADO, Elisa Campos. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 80-94, jul./dez. 2009.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.

Downloads

Publicado

2019-10-15

Como Citar

Santos, R. do R., Sousa, A. C. M. de, & Jesus, I. P. de. (2019). Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 56–72. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.