Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932Palavras-chave:
Leitura. Mediação da leitura. Biblioteca comunitária. Extensão universitária., biblioteca universitariaResumo
A leitura amplia a possibilidade de o sujeito alcançar novos horizontes como um ser crítico socialmente construído. Nesse contexto, a biblioteca comunitária é entendida como um ambiente acolhedor e que apoia seus usuários em relação à busca da informação, ao acesso a ela, ao seu uso e à apropriação. Quanto à s atividades de extensão na universidade, proporcionam a aproximação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a população. Objetivo: Investigar a trajetória da realização do projeto de extensão sobre a mediação da leitura, no contexto da biblioteca comunitária, visando formar mediadores da leitura e sujeitos leitores. Embasamento teórico: A pesquisa foi ancorada nas concepções teóricas de Almeida Júnior (1997, 2014), Gomes (2014, 2017), Petit (2008) e Carvalho (2005), entre outros, que compreendem a mediação da leitura como uma ação essencial para formar sujeitos críticos e protagonistas. Metodologia: Foi feita a observação direta, durante as ações de extensão, utilizando como instrumento o diário de campo. No que diz respeito à coleta de dados, foi aplicado um questionário para os integrantes do ‘Projeto Lapidar’, composto de discentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Resultados: O estudo mostrou que é importante qualificar mediadores da leitura e elaborar projetos de extensão que propiciem a execução de ações de mediação da leitura. Conclusão: É preciso formar e fortalecer redes de colaboração e parceria entre a universidade e a comunidade, que conta com os ambientes informacionais para apoiar a formação de mediadores de leitura e sujeitos leitores.
Downloads
Referências
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de. Bibliotecas públicas e bibliotecas alternativas. Londrina: Editora UEL, 1997.
ALMEIDA JUNIOR, Oswaldo Francisco de; SANTOS NETO, João Arlindo. Mediação da informação e a organização do conhecimento: interrelações. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 98-116, maio/ago., 2014. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/16716/pdf_25 Acesso em: 14 fev. 2019.
BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da Informação e do Conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.
BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 234 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) ”“ Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/103349 Acesso em 14 fev. 2019.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2005.
GARRAFA, Volnei (Org.). Extensão: a universidade construindo saber e cidadania: relatório de atividades, 1987/1988. Brasília: Ed. UNB, 1989.
GOMES, Henriette Ferreira. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. ISSN 1981-8920. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994/19090 Acesso em: 9 set. 2017.
GOMES, Henriette Ferreira. Mediação da informação e protagonismo social: relações com vida ativa e ação comunicativa à luz de Hannah Arendt e Jürgen Habermas. In: GOMES, Henriette Ferreira; NOVO, Hildenise Ferreira (Org.) Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 27- 43.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes,1999.
MACHADO, Elisa Campos. Identidade cultural de Heliópolis: biblioteca comunitária. Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 113-125, jul./dez. 2005.
MACHADO, Elisa Campos. Uma discussão acerca do conceito de biblioteca comunitária. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 80-94, jul./dez. 2009.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.